Prefeitura de Quatis

Assessibilidade

Twiter Facebook

Turismo: Prefeitura abre inscrições para curso de hotelaria Por em 16/05/2017

Em parceria com a Fundação CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), a Prefeitura de Quatis, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, está com inscrições abertas para o processo seletivo destinado ao preenchimento das vagas do curso Capacitar – Hotelaria e Serviços, que começará no dia 11 de julho, no Hotel Bela Vista (Volta Redonda).

Cinco das 88 vagas do processo seletivo foram disponibilizadas aos jovens e adolescentes de Quatis. As inscrições neste Município poderão ser realizadas até o dia 31 de maio, nas unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), dos bairros Jardim Independência e Centro. Os candidatos interessados deverão ter de 16 a 29 anos. As unidades do CRAS de Quatis se localizam na Rua capitão Aprígio Barbosa Lima 174 (Jardim Independência) e Euclides Alves Guimarães Cotia 78 (Centro).

No entendimento do prefeito Bruno de Souza, “o curso vem de encontro a uma das prioridades da administração municipal com o objetivo de proporcionar alternativas de formação profissional aos jovens e adolescentes das famílias de baixa renda”. Um dos critérios exigidos nas inscrições do processo seletivo é que os candidatos façam parte preferencialmente de famílias cadastradas em algum programa oferecido pela prefeitura nas unidades do CRAS. Outra exigência é ter concluído o ensino fundamental em alguma escola pública de Quatis. Na foto, o Rio da Paca, um dos atrativos turísticos da cidade.

O turismo significa uma das grandes potencialidades de Quatis para o incremento da economia. O fato do curso disponibilizado pela Fundação CSN estar dentro deste segmento torna a capacitação ainda mais importante. Isso sem contar a nossa proposta de ampliar as alternativas de formação dos segmentos da adolescência e juventude em nossa cidade – disse o prefeito, lembrando que nesta semana a administração municipal formou mais uma turma do Programa Produtor Mirim, uma das principais ações de inclusão social desenvolvidas pela prefeitura.

Em Quatis, as inscrições relacionadas ao processo seletivo para o curso Capacitar – Hotelaria e Serviços da Fundação CSN poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas, mediante a apresentação dos seguintes documentos (cópias): carteira de identidade ou CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), duas fotografias 3x4, comprovante de renda de todos os membros da família que trabalham e comprovante de escolaridade. As inscrições só poderão ser feitas pelo próprio candidato. O exame teórico do processo de inscrição será aplicado no próximo dia 10 de junho, às 13 horas, na Escola Técnica Pandiá Calógeras – Bairro Sessenta (Volta Redonda).

As outras vagas do curso foram destinadas aos municípios Volta Redonda (30), Barra Mansa (14), Piraí (sete), Pinheiral, Resende, e Porto Real (cinco vagas em cada um destes três municípios). As outras 17 vagas serão preenchidas por adolescentes e jovens atendidos nas unidades da região do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e do DEGASE (Departamento Geral de Ações Sócioeducativas).

A partir do dia 11 de julho, os 88 candidatos selecionados serão divididos em duas turmas, com 44 alunos cada. O planejamento do curso prevê a realização das aulas às terças e quintas-feiras, de 8h30m às 11 h30m (turno da manhã) e de 14 às 17 horas (turno da tarde). Entre outros ensinamentos, os candidatos vão aprender técnicas de marcação de reservas e atendimento na recepção; cozinha; eventos; garçom; orientação profissional; higiene e manipulação de alimentos.