Saúde Mental: Residência Terapêutica recebe equipamentos comprados pela prefeitura

Por em 15/05/2018

Após ter divulgado na semana passada investimentos da ordem de R$ 40 mil na aquisição de equipamentos para quatro unidades do Programa Saúde da Família, dois postos de atenção básica e a Casa da Criança, a Prefeitura de Quatis anunciou, na manhã desta terça-feira, 15, a chegada de móveis de quarto, armários e outros utensílios de cozinha, além de eletrodomésticos, para mais duas unidades de saúde pública do Município, ambas destinadas ao atendimento na área da saúde mental. Foram elas: a Residência Terapêutica (foto) e o CAPS (Centro de Assistência Psicossocial).

A notícia sobre a chegada dos equipamentos para o atendimento na área da saúde mental é divulgada na semana em que transcorre o Dia Nacional de Luta Antimanicomial (18 de maio, próxima sexta-feira).

Os investimentos nesta compra a favor da Residência Terapêutica e o CAPS totalizam aproximadamente R$ 18 mil. A Residência Terapêutica, que se localiza próximo ao laboratório de análises clínicas do Hospital São Lucas, nas antigas instalações da Casa da Criança, abriga atualmente dois pacientes remanescentes da Clínica Vale do Paraíba, instituição particular que foi desativada no ano passado, por ordem judicial. Já o CAPS  fica no bairro Jardim Pollastri, sendo responsável pelo atendimento ambulatorial e acompanhamento de pelo menos 200 pacientes com doenças nervosas e psíquicas.

Foram comprados os seguintes itens destinados ao atendimento na área da saúde mental: um freezer horizontal, uma televisão LCD de 42 polegadas, sete guarda-roupas, sete camas de solteiro, sete colchões de espuma, um bebedouro elétrico com suporte, uma cafeteira elétrica, um ferro de passar roupas a vapor, um liquidificador com 12 velocidades, uma tábua de passar roupa dobrável, um armário de cozinha em aço inox com balcão, um jogo de sofá em couro, uma mesa de centro para sala, uma mesa de jantar com oito lugares, uma rack para TV de 50 polegadas e uma caixa de som com entrada USB. A maioria dos equipamentos já se encontra instalada na Residência Terapêutica.

Segundo o prefeito Bruno de Souza (MDB), “a compra de equipamentos para as unidades de saúde do Município visa também tornar ainda mais humanizado o atendimento oferecido à população da cidade, além de melhorar as condições de trabalho a favor dos servidores lotados nas instituições da rede pública em Quatis”. Com relação aos serviços prestados pela Residência Terapêutica e o CAPS, Bruno frisa que “as ações voltadas às duas unidades ampliam os resultados práticos já alcançados e vão de encontro ao comprometimento da administração municipal em estar buscando assistir os pacientes com dignidade”.

- Os serviços oferecidos ao cidadão não devem ser apenas eficientes quanto à questão técnica, mas precisam ser humanizados e assegurar as condições de dignidade para todo e qualquer ser humano. O atendimento disponibilizado pela Residência Terapêutica e o CAPS caminha nestas direções, motivo pelo qual, dentro das atribuições que competem ao Município, estamos trabalhando muito para que estes objetivos sejam alcançados permanentemente – disse Bruno.