Prefeitura de Quatis

Entre em Contato - Ouvidoria
Assessibilidade

Twiter Facebook

Saúde Mental: atividades ao ar livre marcam o Dia de Luta Antimanicomial em Quatis Por em 04/05/2017

Através do Departamento de Saúde Mental do Município, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou hoje a programação de atividades relacionadas ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial (18 de maio), cuja abertura acontece nesta sexta-feira, 05. A programação prevê ações culturais e recreativas até o próximo dia 26.     O Dia Nacional de Luta Antimanicomial foi instituído a partir do II Congresso Nacional de Trabalhadores de Saúde Mental, realizado no dia 18 de maio de 1987.

Durante este encontro, ocorrido no Município paulista de Bauru, os cerca de 350 profissionais presentes defenderam a mudança do conceito de tratamento médico dispensado às pessoas com transtornos mentais, por meio da implantação do modelo psicossocial nas instituições públicas de saúde, e o fechamento gradativo das unidades hospitalares destinadas a este segmento da população (até então chamadas de hospícios ou manicômios). Um levantamento da própria secretaria mostra que mensalmente pelo menos 500 atendimentos são realizados pela Prefeitura de Quatis na área da saúde mental.

A coordenadora do Departamento de Saúde Mental da Prefeitura de Quatis, Érica Rabelo de Almeida, informa que a programação pelo Dia de Luta Antimanicomial prevê para esta sexta-feira, 05, no plenário da Câmara Municipal, a exibição de um filme com temas relacionados à data. Três atividades da programação estão previstas para a Praça Getúlio Vargas (foto). São elas: recreação (dia 09 de maio), jogos de badminton (dia 11) e show musical com a dupla Maycon e Luiam.

No dia 18, acontece apresentação de dança e exposição de trabalhos, na Praça Teixeira Brandão. A programação prossegue no dia 19 de maio, com um passeio ao horto florestal de Porto Real. O encerramento das atividades acontece no dia 26, quando serão prestados serviços de beleza e massagem aos pacientes, na sede do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), que funciona na Praça Getúlio Vargas 6 (praça da igreja matriz). Com exceção do show musical do dia 15 de maio, todas as outras atividades vão se iniciar às 9 horas.

O atendimento médico na área da saúde mental em Quatis teve um avanço importante na primeira gestão do prefeito Bruno de Souza – PMDB (2013-2016) com a implantação do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) na estrutura da Secretaria Municipal de Saúde. Antes, os pacientes do Município eram assistidos na unidade de Porto Real, através de um consórcio entre as prefeituras das duas cidades.

Érica Rabelo de Almeida, coordenadora do Departamento de Saúde Mental da Prefeitura de Quatis, informa que o atendimento é realizado pelo CAPS (pacientes com mais de 15 anos) e no ambulatório de saúde mental, que funciona na policlínica. Nos dois casos, a prefeitura oferece atendimento prestado por psicólogo, psiquiatra, enfermeira e assistente social, além de desenvolver oficinas entre os pacientes.

- Os pacientes chegam ao programa de saúde mental por meio de encaminhamentos feitos pela rede pública do Município, ou de forma espontânea. Todas as atividades para lembrar em Quatis o Dia Nacional de Luta Antimanicomial se destinam principalmente aos pacientes assistidos nos projetos, mas os eventos previstos para as praças Teixeira Brandão e Getúlio Vargas poderão contar com a presença de todo e qualquer cidadão – disse a coordenadora do Departamento Municipal de Saúde Mental.