Laço Azul em conscientização ao Novembro Azul

Sarampo e Paralisia Infantil: Dia D vai mobilizar 50 profissionais de saúde em Quatis

Por em 16/08/2018

Um total de 50 servidores municipais (foto), entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, motoristas e funcionários da recepção, estará mobilizado neste sábado, 18 de agosto, para trabalhar no “Dia D” de vacinação contra o sarampo e a paralisia infantil em Quatis. A aplicação das doses acontecerá de 8 às 17 horas, em sete unidades médicas, da área urbana e na zona rural. Devem ser imunizadas todas as crianças de um a cinco anos de idade, independente da situação da caderneta de vacinação.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os locais de vacinação na cidade vão funcionar na Clínica da Família (bairro Nossa Senhora do Rosário); nos postos de saúde do Mirandópolis, Jardim Independência, Jardim Pollastri, Falcão, São Joaquim, os dois últimos situados na zona rural, além da Casa da Criança, cuja localização fica na Praça Getúlio Vargas 7, próximo à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário. Na Casa da Criança, a Secretaria de Saúde realizará ainda, de 9 às 10 horas, a “Hora do Mamaço”, atividade desenvolvida por profissionais da saúde com o objetivo de orientar as mães, gestantes e as mulheres residentes em Quatis sobre a importância do aleitamento materno para a saúde dos bebês.

- A Prefeitura de Quatis tem realizado todos os esforços que estão sob sua competência para alcançar a meta de 95 por cento do público alvo estabelecida para a vacinação contra o sarampo e a paralisia infantil. Mas sempre é necessário lembrar que o alcance deste objetivo depende também dos pais ou responsáveis pelas crianças. Eles devem levá-las aos postos. A vacina existe em quantidade suficiente para atender todo o público-alvo – declarou a coordenadora do serviço de imunização da Prefeitura de Quatis, Aline Campbell, acrescentando que a campanha nacional de vacinação contra o sarampo começou no dia 06 de agosto e vai até o próximo dia 31.

Dos cerca de 800 casos de sarampo registrados este ano no Brasil, 16 foram constatados no estado do Rio de Janeiro, sendo 13 na cidade do Rio de Janeiro, dois em Duque de Caxias e um em Niterói. Com relação à paralisia infantil, desde 1990 não é registrado nenhum paciente com a doença, no Brasil. Mas a vacinação continua sendo a arma principal para diminuir os riscos tanto do sarampo quanto da paralisia infantil.

Para o “Dia D” de vacinação neste sábado, foram distribuídos dois milhões de doses, sendo um milhão contra o sarampo e o restante contra a paralisia, em todo o território fluminense. A meta das autoridades estaduais de saúde é imunizar 812 mil no estado do Rio de Janeiro só neste sábado. Em Quatis, visando vacinar todas as crianças que estão na faixa etária da campanha nacional, a prefeitura vem realizando também a vacinação volante em pontos mais distantes da zona rural.