Relatório da Secretaria de Saúde aponta quase 38 mil procedimentos no Hospital São Luca

Por em 12/06/2018

Um relatório divulgado há poucos dias pela Secretaria Municipal de Saúde mostra que, de janeiro a abril deste ano, o Hospital São Lucas registrou 37.417 procedimentos através do SUS (Sistema Único de Saúde).

O hospital é uma instituição filantrópica, mas realiza o atendimento à população da cidade pela rede pública por meio de um convênio com a Prefeitura de Quatis, que repassa mensalmente uma verba à unidade, visando garantir principalmente os serviços de pronto socorro, atendimento especializado e de ambulatório. Na foto, o centro cirúrgico do hospital.

Os números correspondentes ao movimento do Hospital São Lucas no primeiro quadrimestre de 2018 foram informados à população na audiência pública promovida pela Controladoria Geral do Município na manhã do dia 28 de maio, no plenário da Câmara de Vereadores. Entre outras autoridades, o encontro contou com as presenças da titular da Secretaria de Saúde do Município, Ana Lúcia Galvão, e do gerente geral do hospital, Marcos Vinícius de Souza, além do presidente do Conselho de Saúde de Quatis, José Darci da Silva.

De todos os procedimentos feitos pelo São Lucas entre 01º de janeiro e 31 de maio, a maioria deles se refere a atendimentos clínicos. Foram 18.352 procedimentos neste sentido. Com relação aos exames, foram realizados 17.970 procedimentos para diagnósticos. O hospital realizou ainda 1.095 procedimentos cirúrgicos. No que diz respeito às internações, 273 procedimentos foram registrados, sendo 222 para tratamento clínico e 23 destinadas à realização de cirurgias. As outras internações registradas ocorreram nas áreas de pediatria (total de 23), saúde mental (quatro) e obstétrica (uma).

Numa comparação com os números registrados no mesmo período do ano passado (janeiro a abril de 2017), a quantidade de procedimentos aumentou em mais de quatro mil. Isso porque, no quadrimestre inicial de 2017, a Secretaria de Saúde registrou 33.185 procedimentos.

A transferência do atendimento especializado para a unidade hospitalar, e a retomada de alguns procedimentos cirúrgicos no hospital através do SUS contribuíram diretamente para o crescimento da quantidade de procedimentos, no entendimento da Secretaria de Saúde do Município.