Prefeitura de Quatis

Menu Auxiliar
Página Principal
Mapa do Site
Entre em Contato - Ouvidoria
Assessibilidade

SIGA-NOS

Twiter Facebook

Notícias

Reaproveitamento de alimentos será tema de encontro da Assistência Social Por em 12/09/2017

Em parceria com a EMATER-RJ (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro), a Prefeitura de Quatis, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e de Direitos Humanos, abre nesta quarta-feira, 13 de setembro, às 9 horas, a série de encontros educativos com as famílias inscritas no Programa Bolsa Família e cadastradas numa das unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). A palestra desta quarta-feira, que será realizado no escritório da EMATER, no Jardim Pollastri, será sobre o tema “Reaproveitamento de Alimentos”.

        A diretora de Gestão em Quatis do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), Michele Klein, explica que a série de encontros com as famílias atendidas pela pasta se denomina “Nutri-Ação”, e, no caso do evento desta semana, visa capacitar as famílias sobre os alimentos mais apropriados para alcançar as condições de vida saudável e de que maneira os alimentos poderão ser reaproveitados.

As palestras serão ministradas pelos próprios técnicos do EMATER-RJ, e direcionadas principalmente as famílias que uma vez por semana recebem hortaliças e legumes através do Projeto Sacola Verde, uma das ações do setor de segurança alimentar e nutricional da Secretaria de Assistência Social da prefeitura. A distribuição da sacola verde acontece toda quarta-feira e é composta pelas hortaliças produzidas e cultivadas pelo Programa Agricultor Mirim (foto).

- A proposta do governo municipal na área da assistência social e de direitos humanos segue as orientações estabelecidas pelo plano nacional do setor, ou seja, trabalhamos não apenas socorrendo o cidadão em suas necessidades emergenciais, mas ao mesmo tempo desenvolvemos ações que garantam os seus direitos essenciais e as condições para que ele tenha uma vida digna. A palestra que vamos realizar nesta quarta-feira segue justamente esta linha de trabalho. Queremos oferecer uma capacitação às famílias atendidas no sentido de que ela mesma possa participar do processo de construção da sua dignidade e da sua cidadania – disse Michele.

Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, pelo menos 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente no mundo inteiro. Grande parte deste problema, segundo os especialistas desta entidade, ocorre porque as pessoas desconhecem as maneiras de reaproveitar os alimentos, “daí a importância do poder público em incentivar capacitações neste sentido, principalmente para as famílias de baixa renda”.

Cascas de frutas e legumes, talos, sementes e folhas vegetais são consideradas fontes importantes de vitaminas, sais minerais e proteínas. Uma casca de banana, por exemplo, possui duas vezes e meia mais de vitamina C do que a polpa da própria fruta. Já a casca de abóbora é rica em fibras, além de ajudar na prevenção de doenças do coração, de visão e da pele, entre outros problemas de saúde.

- São estas informações que praticamente passam despercebidas no dia a dia das pessoas que planejamos levar às famílias atendidas nos programas sociais coordenados em Quatis pela prefeitura. Dessa maneira, pensamos, vamos também estar contribuindo para a formação de cidadãos conscientes, e até mesmo no trabalho voltado ao resgate da autoestima do cidadão – concluiu Michele.