Prefeitura de Quatis

Entre em Contato - Ouvidoria
Assessibilidade

Twiter Facebook

Rádios transmissores serão usados em Quatis na vigilância das repartições e no trânsito Por em 19/04/2017

Os 24 rádios transmissores recebidos nesta semana, pela Guarda Municipal da Prefeitura de Quatis, durante uma cerimônia da Secretaria de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, em Volta Redonda, vão ser utilizados por cada um dos agentes de serviço nas repartições públicas e no controle do tráfego de veículos nas ruas, avenidas e praças da cidade.

A informação é do subcomandante da corporação em Quatis, João Evangelista Eurico, segundo quem os guardas municipais vão ser treinados nos próximos dias para atuar com os rádios (foto) já a partir da próxima semana. O treinamento dos demais agentes será ministrado pelos três guardas de Quatis que, no começo de fevereiro, participaram, no Rio de Janeiro, do curso voltado ao aprendizado sobre a utilização correta dos aparelhos. Fizeram este curso os agentes Robson, Vivian e o próprio subcomandante Eurico.

Os equipamentos cedidos ao Município de Quatis fazem parte do conjunto de 250 rádios usados durante as Olímpiadas de 2016, no Rio de Janeiro, os quais estão sendo repassados a 13 cidades fluminenses, cujos prefeitos assinaram um termo de cooperação com a Secretaria de Segurança Pública. Na cerimônia desta semana em Volta Redonda, a Prefeitura de Quatis foi representada pelo secretário municipal Governo, Adriano Palma Veras, e o próprio subcomandante da Guarda Municipal de Quatis.

Eurico disse que, atualmente, contam com a vigilância 24 horas por dia dos agentes da corporação as escolas e creches municipais; os módulos do Programa Saúde da Família, incluindo a Clínica da Família; o Centro Administrativo da Prefeitura, no bairro Bondarowsky; a sede da Guarda Municipal, no Centro; e o CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), situado atualmente na entrada do bairro Jardim Independência.

- A escala de serviço nestas repartições normalmente é cumprida por dois guardas com jornada de 12 horas, cada um deles. Sendo assim, o guarda que estiver de plantão durante o dia automaticamente passará o equipamento para o colega que assumir o serviço à noite, o que vai nos permitir ter os rádios transmissores funcionando em tempo integral, inclusive nos fins de semana e feriados. Além disso, os guardas escalados para o trabalho de ronda escolar e no plantão na Guarda Municipal também vão passar a ter o auxílio deste equipamento – disse Eurico, lembrando que a ronda escolar é feita nos horários de entrada e saída dos alunos das escolas municipais.

Para o subcomandante da corporação, a cessão dos rádios transmissores “vai aprimorar ainda mais o trabalho de vigilância das repartições e logradouros públicos, feito pelos agentes, uma vez que os equipamentos têm um alcance de longa distância, possibilitando contatos, por exemplo, com as Guardas Municipais de outras cidades do sul fluminense e até mesmo com a própria Secretaria de Segurança, no Centro do Rio de Janeiro”.

Eurico frisa ainda que os equipamentos estarão permanentemente interligados com a torre de retransmissão também cedida pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, e instalada numa área do Município, situada no bairro Bondarowsky. Através de um termo de cooperação, assinado no começo deste ano entre a Prefeitura e a Secretaria de Segurança, os rádios foram incorporados ao patrimônio da administração municipal.