• Brasão Prefeitura de Quatis
  • Prefeitura
    de Quatis
    Laço Rosa em conscientização ao Outubro Rosa
Menu Principal

Notícias

Programa Sacola Verde distribui verduras e legumes para famílias de baixa renda

Por em 08/08/2018

Pelo menos 24 famílias de baixa renda são atendidas toda semana, pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, com a entrega semanal de verduras e legumes cultivados na horta (foto) do “Produtor Mirim”, uma das ações de inclusão social da Prefeitura de Quatis destinada ao segmento da adolescência. A produção e a distribuição das hortaliças acontecem através do “Programa Sacola Verde”. As informações foram divulgadas na manhã desta quarta-feira, 08, pela secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Rosana de Almeida.

        A horta do projeto “Produtor Mirim” ocupa uma área aproximada de 447 mil metros quadrados, no bairro Jardim Pollastri, próximo à escola da APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais). O levantamento da Secretaria de Assistência Social mostra que, todo mês, são produzidos em média, nesta horta, 600 pés de alface, 300 pés de almeirão, 50 cabeças de repolho, 20 quilos de jiló, 20 quilos de berinjela e 15 quilos de beterraba, além de plantas medicinais, como boldo, capim cidreira e erva doce, entre outros. O aprendizado dos produtores na horta é coordenado pelo técnico agrícola Paulo Sérgio Aguiar.

O cultivo e a colheita das verduras e dos legumes fazem parte do aprendizado prático dos produtores mirins, que participam também de outras atividades relacionadas ao projeto, entre elas a participação em palestras e oficinas, além de receberem outros benefícios, como a bolsa mensal de R$ 120,00; atendimento odontológico; acompanhamento com psicólogo; e participação em projetos de iniciação esportiva. Para fazer parte do projeto, é preciso estar matriculado em alguma escola da rede pública. As atividades do “Produtor Mirim” são desenvolvidas no contraturno do horário de frequência da escola. Atualmente, 60 adolescentes de 14 anos a 18 anos incompletos formam as duas turmas do “Produtor Mirim”.

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos da Prefeitura de Quatis, Rosana Almeida, explica que a doação das verduras e legumes cultivados pelos produtores mirins é feita uma vez por semana, para as famílias em situação de risco ou vulnerabilidade social, cadastradas previamente por técnicos da própria pasta.

Segundo Rosana, “as hortaliças doadas representam uma complementação alimentar, sendo as verduras e os legumes livres de agrotóxicos e defensivos agrícolas”. A criação do Programa Sacola Verde aconteceu durante o primeiro mandato do prefeito Bruno de Souza à frente da administração municipal (2013-2016).

- o Programa Sacola Verde atende dois objetivos muito importantes ao mesmo tempo. O projeto proporciona o aprendizado prático aos produtores mirins e contribui diretamente na assistência alimentar às famílias cadastradas nos programas sociais da prefeitura. Portanto, o “Sacola Verde” representa uma iniciativa de grande alcance social, no sentido de formar cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres, além de ajudar a garantir as condições básicas de sobrevivência para cidadãos de baixa renda – declara Rosana de Almeida.

Entre outros benefícios proporcionados à alimentação com verduras e legumes, os especialistas destacam os seguintes: melhoria da visão e das condições da pele; fortalecimento dos ossos e dos dentes; produção de mais energia; formação de novas células; mais resistência contra infecções, além da contribuição ao funcionamento normal do sistema nervoso e dos músculos. De acordo ainda com os especialistas, o consumo regular de verduras e legumes reduz em até 70 por cento os riscos do câncer, previne o envelhecimento precoce, auxilia no processo de digestão e controla as calorias.