Laço Rosa em conscientização ao Outubro Rosa

Programa da ANATEL: antenas digitais começam a ser entregues na Secretaria de Assistência Social

Por em 02/08/2018

Começaram a ser entregues na manhã desta quinta-feira, dia 02 de agosto, na Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, os primeiros kits para a instalação das antenas digitais de televisão disponibilizadas gratuitamente às famílias cadastradas nos programas sociais do Governo Federal, através da Prefeitura de Quatis (foto). Os equipamentos fazem parte do “Programa Seja Digital”, cuja realização é da ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações). A Prefeitura de Quatis cedeu as instalações para a entrega dos equipamentos às famílias previamente cadastradas e agendadas pela ANATEL.

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos do Município, Rosana de Almeida, explica que a entrega no prédio da prefeitura é proveniente de uma parceria entre a Prefeitura de Quatis, a ANATEL e a agência dos correios Agulhas Negras (Campos Elíseos – Resende). Rosana reforça que, nas instalações da Secretaria de Assistência Social, as famílias apenas recebem os kits, “pois o cadastramento e o agendamento da data de entrega dos equipamentos devem ser feito diretamente pelos próprios beneficiários dos programas sociais, por meio do telefone 147 (ligação gratuita) ou do seguinte endereço eletrônico: www..sejadigital.com.br”.

- Um dos critérios que garante os kits da antena digital às famílias é o cadastro regular delas no NIS (Número de Integração Social). Este documento comprova ser a família beneficiária de algum programa social do Governo Federal desenvolvido no Município através do trabalho conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. As famílias cadastradas nos programas já são atendidas nas instalações da pasta, motivo pelo qual colocamos a sede da Secretaria de Assistência Social à disposição das famílias habilitadas pela ANATEL para que elas pudessem receber os kits da antena digital – declarou Rosana.

Só nesta quinta-feira, 02, 18 famílias residentes em Quatis estavam agendas para retirarem a antena digital. Já para esta sexta-feira, 03, o número de famílias agendadas chega a 36. O cadastramento o agendamento das famílias poderão ser feitos até o final de novembro, quando o sinal analógico de televisão vai ser substituído na cidade pelo sinal digital.

Os moradores do Município que ainda não se cadastraram através dos meios disponibilizados pelo Governo Federal, e que têm dúvidas sobre o “Programa Seja Digital”, caso queiram, poderão esclarecê-las nas unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) em que são cadastradas pela Prefeitura de Quatis. O Município conta com duas unidades do CRAS, uma delas no Centro, próximo à loja Art Móveis, e a outra no bairro Jardim Independência.

O kit da antena digital que as famílias cadastradas em Quatis começaram a receber da ANATEL é formado pelos seguintes equipamentos e assessórios: um conversor, um controle remoto com duas pilhas, uma fonte de alimentação, um cabo RCA, um corpo de antena, 12 varetas, um suporte de vareta com mastro, um saquinho contendo parafusos, porcas e arruelas, além de oito metros de cabo. O material vem acompanhando de um folheto explicado passo a passo aos beneficiários os procedimentos corretos para a instalação.