Previsão de mais chuvas leva prefeitura a reforçar chamado contra entulho nas ruas

Por em 06/02/2019

A previsão do Instituto ClimaTempo para a cidade de Quatis levou a Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos a reforçar o chamado aos moradores para que colaborem com o poder público na limpeza das ruas, avenidas e praças da cidade. Segundo o serviço de meteorologia, no período desta quarta-feira até a sexta-feira da próxima semana, dia 15 de fevereiro, só não deverá chover no Município na segunda-feira, 11. Nos outros dias, há previsão de pancadas de chuvas, principalmente no período da tarde.

Segundo o secretário de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, Cézar Salazar, o acúmulo de lixo e entulho nas vias públicas continua sendo um dos problemas principais encontrados pela pasta, durante o trabalho de limpeza dos bairros da área urbana e das comunidades rurais, realizado toda semana pelas equipes de limpeza da prefeitura. No começo desta semana, a Secretaria de Obras já atuou em Joaquim Leite (zona rural) e no Centro (área urbana). Nesta quarta-feira, os operários encarregados dos serviços de capina, roçada e recolhimento de entulho trabalham nos bairros Pilotos e Mirandópolis, além de continuarem em ruas do Centro.

- Em média, o número de caminhões de entulhos retirados das ruas de Quatis pela prefeitura chega a nove, pelo menos. Esse número indica que a quantidade de detritos jogados ainda é muito grande, apesar dos constantes apelos feitos à população no sentido de que nos ajudem a manter limpas as vias públicas da cidade. Salientamos que, no período das chuvas, mais do que nunca precisamos manter as vias públicas livres de todo e qualquer tipo de lixo, incluindo o acúmulo de entulhos. Caso contrário, os riscos de transtornos graves são reais, por mais que a prefeitura trabalhe na conservação e manutenção das nossas ruas – declarou César Salazar.

O trabalho diário de limpeza das vias públicas é Quatis é feito por 20 operários, que trabalham com o auxílio de dois caminhões e uma máquina retroescavadeira. César Salazar lembrou ainda as consequências graves do lançamento de lixo de forma inadequada, nas ruas da cidade, entre elas o entupimento da rede de águas pluviais (bueiros) e a ocorrência de inundações, além de alagamentos e transbordamentos. Ele disse que a prefeitura vem intensificando também a recuperação dos trechos mais críticos das vias públicas “como forma de diminuir os riscos de acidentes”.

- Encontra-se, em andamento, a nova etapa da operação tapa-buraco na cidade. Sabemos que os riscos de acidentes aumentam na época da chuva ocasionados também por este problema. Tanto a limpeza permanente das ruas quanto à operação tapa-buraco e os serviços de desobstrução de bueiros mostram que a prefeitura está fazendo sua parte. Apelamos novamente à consciência do cidadão no sentido de que ele também precisa fazer a sua parte, não jogando lixo na via pública – concluiu o secretário de Obras.