Laço Azul em conscientização ao Novembro Azul

Prevenção: Limpeza urbana é reforçada e prefeitura alerta sobre transtornos de entulho

Por em 16/08/2018

Por determinação do prefeito Bruno de Souza (MDB), a Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos vem intensificando a partir desta semana os serviços de capina (foto), roçada, limpeza de bueiros, pintura de meio-fio e retirada de entulhos das vias públicas, tanto na zona urbana, quanto na área rural. Uma média de 365 quilos de entulhos tem sido recolhida todo mês das ruas da cidade pela prefeitura.

Na tarde de ontem (quarta-feira), os operários encarregados da limpeza da cidade trabalharam na comunidade quilombola de Santana. Já nesta quinta-feira, 16, as equipes da Secretaria de Obras estão nos bairros Alto Paraíso e Boa Vista, ambos situados na parte alta da cidade. Dez operários foram mobilizados para o trabalho nestas três localidades.

A determinação do prefeito visa diminuir os riscos de transtornos no chamado período das chuvas fortes, que geralmente tem início no final de setembro/início de outubro. Na comunidade quilombola de Santana, que se localiza na zona rural, às margens da estrada de acesso ao distrito de São Joaquim, a prefeitura realizou esta semana os serviços de roçada e varrição. Já no Alto do Paraíso e Boa Vista, os operários priorizam o serviço de capina das ruas. Além disso, foi realizada na semana passada uma operação tapa-buraco no bairro Pilotos e em um trecho da Rodovia RJ 159.

- A limpeza urbana acontece de forma permanente em nosso Município, mas a partir deste mês de agosto estamos intensificando estes serviços nos bairros da área urbana e nas comunidades da zona rural em razão da proximidade do tempo das chuvas. Ao longo deste nosso atual mandato à frente da prefeitura, temos conseguido evitar transtornos provocados pelas chuvas graças ao trabalho de prevenção. Portanto, é importante frisar que a prefeitura vem fazendo sua parte, mas os moradores precisam colaborar. Uma rua cheia de entulho ou lixo pode acarretar numa série de problemas – disse o prefeito Bruno de Souza.

Com relação à operação tapa-buraco, além dos serviços realizados nesta semana, no bairro Pilotos e na Rodovia RJ 159, o prefeito já determinou também a abertura de processo licitatório visando à contratação de uma empresa que realize a recuperação da pavimentação de ruas e avenidas na maioria dos bairros da cidade. O trabalho vai atender prioritariamente os pontos onde o estado das vias públicas é mais crítico.

Para conscientizar a população sobre a importância de manter as ruas da cidade sempre limpas, a Prefeitura de Quatis está reforçando neste mês a divulgação sobre os transtornos que o acúmulo de lixo e entulho nas vias públicas. As consequências principais acarretadas por este tipo de problema vão ser publicadas na próxima edição do Jornal “Quatis Pra Você”, informativo institucional da administração municipal, que chega a cada imóvel do Município através das contas de água. A circulação deste número do jornal está prevista para os próximos dias.

Entre os transtornos citados pela publicação, estão os seguintes:

*Proliferação de animais roedores (principalmente, ratos), insetos (moscas, mosquitos e pernilongos), além de animais peçonhentos, entre eles, aranhas e escorpiões;

*Formação de ambientes com água parada, o que abre caminho para a formação de focos do mosquito causador da dengue;

*Entupimentos de bueiros da rede de escoamento da água das chuvas, e, consequentemente, a ocorrência de alagamentos e inundações na cidade;

*Assoreamento dos rios, ribeirões e outros córregos (acúmulo de lixo e entulho no fundo dos leitos). As consequências são a subida do nível da água, transbordamento e inundação dos imóveis, principalmente as residências e os estabelecimentos situados nas proximidades;

*Mato alto: cenário propício para o uso de drogas, esconderijo de criminosos e desvalorização dos imóveis vizinhos;

*Mau cheiro