Prevenção contra dengue: 30 caminhões de entulhos são retirados do bairro Santo Antônio

Por em 21/05/2019

Pelo menos 30 caminhões de lixo e entulhos foram retirados do bairro Santo Antônio (foto), entre a terça-feira da semana passada e a terça-feira desta semana, dias 14 e 21 de maio, dentro da programação especial de limpeza urbana da Prefeitura para ampliar as ações de prevenção contra a dengue. O balanço a respeito do mutirão de limpeza ocorrido no bairro foi divulgado na tarde de hoje, pela Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos. O próximo bairro a ser atendido pelo mutirão será o Nossa Senhora do Rosário.

O mutirão de limpeza contra a dengue começou na semana passada, após a realização de uma campanha educativa nas comunidades situadas na parte alta da cidade, através da qual os moradores foram orientados a dedicar pelo menos dez minutos da semana na eliminação de recipientes com água parada, cenário favorável à formação de focos do mosquito transmissor da dengue, zika, febre amarela e chikungunya.

Inicialmente, os operários da prefeitura realizariam os serviços de limpeza no Santo Antônio até a sexta-feira da semana passada, mas os trabalhos tiveram que ser prorrogados até a manhã desta terça-feira. Só no antigo “valentão” do bairro foram recolhidos 22 caminhões de lixo e entulho. A operação na comunidade mobilizou dois caminhões e uma máquina retroescavadeira. Já os serviços de capina e de roçada estão sendo realizados nessa semana, no bairro Jardim Independência, também localizado na região acima da linha férrea.

- O mutirão de limpeza contra a dengue iniciada na semana passada é um reforço nas ações para diminuir os riscos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti, mas precisamos ressaltar que a retirada de entulhos das vias públicas é realizada de forma permanente pela nossa administração. Por outro lado, precisamos reforçar também o chamado aos moradores no sentido de que mantenham as ruas e avenidas livres de lixo e de entulhos, especialmente para evitar a formação de focos com água parada. Em Quatis, a prefeitura vem fazendo sua parte na prevenção contra a dengue, mas os segmentos organizados da sociedade e a população também são responsáveis para que possamos vencer esta luta – disse o prefeito Bruno de Souza (MDB).