Prevenção contra chuvas: prefeitura retira entulhos das imediações de córrego Santo Antônio

Por em 08/01/2019

Dentro das ações da prefeitura com o objetivo de diminuir os riscos de proliferação do mosquito transmissor da dengue e de ocorrência dos transtornos provenientes das chuvas fortes que normalmente acontecem com mais frequência nesta época do ano, a Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos realizou nesta segunda-feira, 07, a retirada de entulho das imediações do córrego do bairro Santo Antônio. O córrego fica na divisa desta comunidade com o bairro São Benedito. Pelo menos quatro caminhões de entulho foram recolhidos neste trecho e em outros pontos do Santo Antônio.

Os serviços voltados à retirada de entulhos das ruas, avenidas e outros logradouros do Município prossegue nesta semana em pelo menos mais dois bairros situados acima da linha férrea que divide os bairros localizados na parte alta e na região central da cidade. A programação das equipes de limpeza urbana prevê o recolhimento de entulhos no Jardim Independência e no bairro Nossa Senhora do Rosário.

Realizada de forma permanente pela Secretaria de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos do Município, a retirada de lixo e de entulhos das vias públicas em Quatis estão sendo reforçados no começo deste ano devido ao tempo em que o volume de águas costuma aumentar por causa do chamado período das chuvas fortes:

- A prevenção representa uma arma importante também no enfrentamento da dengue e dos transtornos provocados pelas chuvas, como alagamentos, inundações e até mesmo transbordamentos. Por isso, a limpeza das imediações dos rios, ribeirões e demais córregos se constitui numa medida de extrema importância. Sendo assim, a retirada de entulho do córrego na região do bairro Santo Antônio e do bairro São Benedito visando diminuir os riscos de transtornos nesta época do ano, entre eles a proliferação de mosquitos e pernilongos, são fundamentais – disse o prefeito.

O prefeito reafirmou o chamado à população para colaborar com o poder público na limpeza das vias públicas, evitando jogar lixos e entulhos nas ruas. O acúmulo de detritos nas ruas pode afetar diretamente a rede de águas pluviais, “impedindo o perfeito escoamento da água da chuva”, e provocando diversas doenças, entre elas as seguintes: leptospirose, pneumonia, malária, micose, toxoplasmose, febre tifoide e hepatite.