Laço Azul em conscientização ao Novembro Azul

Prefeitura terá esquema de prontidão para atender emergência das estradas rurais neste fim de semana

Por em 09/11/2018

Devido à possibilidade de novas pancadas de chuva neste fim de semana, o prefeito Bruno de Souza (MDB) determinou à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural que esta pasta fique de prontidão para atender possíveis chamadas de emergência provenientes da zona rural da cidade. A preocupação maior da prefeitura é com relação às estradas rurais, através da quais acontece o escoamento da produção agropecuária da cidade.

Segundo o próprio prefeito, o esquema de prontidão deixará pelo menos 25 trabalhadores da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Município de sobreaviso visando socorrer as chamadas de urgência. Os servidores de prontidão vão trabalhar com o auxílio de seis máquinas retroescavadeiras e três caminhões. No fim de semana, as chamadas de emergência poderão ser feitas através do telefone 99985-7253 ou diretamente junto aos administradores distritais de São Joaquim e Falcão. Outra alternativa de contato é o telefone do batalhão da Guarda Municipal: 3353-6266.

A Escola Municipal Irmã Elizabete Alves, que se localiza na comunidade quilombola de Santana, na zona rural do Município, permaneceu sem aulas nesta sexta-feira, 09, em razão dos transtornos causados pelas chuvas ocorridas nesta semana. Este foi o terceiro dia seguido sem aulas no estabelecimento de ensino, que atende estudantes da educação infantil.

A grande quantidade de barro acumulada na estrada de acesso à comunidade impediu a chegada dos professores, que se dirigem diariamente, no começo da manhã, à escola, partindo do Centro da cidade em um ônibus do sistema de transporte escolar da prefeitura. Além disso, estudantes residentes em Santana, mas matriculados em outras fases do ensino fundamental, nas escolas da área urbana do Município, também não estão conseguindo chegar às respectivas unidades de ensino por causa dos estragos causados na estrada entre Quatis e Santana.

O prefeito Bruno de Souza (MDB) frisou que a administração vem trabalhando desde a manhã desta quinta-feira na assistência às quatro estradas afetadas pelas chuvas desta semana: Quatis-Santana, do Pinheiro (região de Joaquim Leite), do Ézinho (região de Falcão) e Quatis-Glicério. A recuperação dos trechos mais afetados vem sendo feita com a colocação de escória. Apesar dos transtornos, os caminhões responsáveis pelo transporte da produção leiteira continuam circulando até as cooperativas da região.

O esquema de prontidão determinado pelo prefeito para o fim de semana foi motivado em razão da previsão de mais chuvas. De acordo com o Instituto Climatempo, há possibilidades de pancadas de chuvas no final da tarde e durante à noite, nesta sexta-feira e neste sábado e domingo, dias 09, 10 e 11 de novembro. A previsão do instituto para o Município de Quatis foi atualizada às 15h05m de hoje, em Brasília.