Prefeitura de Quatis

Menu Auxiliar
Página Principal
Mapa do Site
Entre em Contato - Ouvidoria
Assessibilidade

SIGA-NOS

Facebook

Notícias

Prefeitura retira esgoto de reservatório em São Joaquim e abre novo acesso ao local Por em 15/06/2018

         A Prefeitura de Quatis, através da Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, concluiu nesta semana uma ação voltada à preservação do meio ambiente e à prevenção na área da saúde pública para os moradores de São Joaquim, um dos distritos da zona rural do Município: a limpeza do reservatório (foto) no qual é armazenado o esgoto das cerca de 300 moradias situadas naquela comunidade, cuja distância da zona urbana de Quatis se aproxima de 23 quilômetros. O serviço foi acompanhado pessoalmente, na tarde de terça-feira, pelo prefeito Bruno de Souza (MDB), dentro da sua programação semanal de visitas às comunidades rurais.

        O reservatório limpo esta semana em São Joaquim consegue armazenar até 30 mil litros de esgoto, os quais são coletados nas residências e chegam à caixa de concreto por meio de uma tubulação com extensão aproximada de 500 metros. A limpeza é indicada toda vez que o reservatório alcança sua capacidade máxima de armazenamento.

Segundo o prefeito Bruno de Souza, “a retirada dos detritos acumulados acontece por meio de um caminhão da empresa contratada pela prefeitura para realizar especificamente este trabalho, mediante licença dos órgãos ambientais”. O caminhão tem um dispositivo que suga os detritos armazenados. Todo o material recolhido do reservatório é depositado posteriormente em locais apropriados e permitidos pelas instituições do meio ambiente.

- A limpeza do reservatório de esgoto em São Joaquim tem significados muito importantes, e podemos dizer que este serviço representa um alcance social para os moradores do distrito. A retirada dos dejetos, acompanhada pela posterior limpeza, torna realidade uma contribuição importante no sentido de preservar o meio ambiente, ajuda na prevenção de doenças e mostra o nosso compromisso com as comunidades rurais. A nossa administração trabalha pelo povo da cidade, mas está presente também no campo – declarou o prefeito.

Bruno de Souza informou que, além da limpeza do reservatório, outra ação importante foi executada pela prefeitura nesta semana, ou seja, a abertura de uma pequena estrada, visando melhorar o acesso do caminhão sugador ao local para o recolhimento do esgoto armazenado. A estrada aberta na tarde de terça-feira tem 150 metros de extensão e foi revestida com a colocação de escória. Nos próximos dias, a Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos vai iniciar a limpeza e a realização de reparos na tubulação que conduz o esgoto proveniente das residências em direção ao reservatório.

- As famílias residentes em São Joaquim têm a consciência da importância deste serviço que acabamos de fazer a favor dos moradores. Para quem não mora lá, é possível imaginar que se trata de uma ação comum do dia a dia, mas, na verdade, a retirada do esgoto do reservatório se constitui numa medida primordial para a qualidade de vida da população, pois este trabalho ajuda a garantir condições de vida saudável ao povo do distrito – concluiu o prefeito.