Prefeitura investe na compra de novos equipamentos para o sistema de água

Por em 06/06/2019

O prefeito Bruno de Souza (MDB) anunciou, na manhã desta quinta-feira, 06, a aquisição de novos equipamentos destinados ao sistema de água potável responsável pelo abastecimento da população de Quatis. Entre os equipamentos adquiridos recentemente estão quatro bombas e 400 hidrômetros (foto), que totalizam investimentos da ordem de R$ 100 mil em recursos próprios (arrecadação proporcionada pelo recolhimento de impostos e taxas municipais).

Uma das bombas foi entregue ao Município no final do mês passado e tem a potência de 75 CV (cavalo vapor). Antes, a prefeitura tinha adquirido as outras três novas bombas, sendo duas de potência 30 CV, ambas instaladas no ponto de captação localizado na Represa dos Limas, e a outra de 15 CV destinada ao sistema que abastece os moradores do distrito rural de São Joaquim.

Inicialmente, a bomba de 75 CV recém-adquirida pela Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos vai ficar na reserva, visando substituir temporariamente eventuais danos no sistema do Rio Paraíba do Sul, outro manancial utilizado na captação de água. O sistema de captação do Paraíba já conta com duas bombas, uma delas de 75 CV e a outra de 50 CV. Com uma bomba reserva, a prefeitura espera garantir o abastecimento à população, sem a necessidade de interromper a distribuição quando uma das bombas queimar ou apresentar qualquer outro defeito.

Por sua vez, os 400 novos hidrômetros recebidos pela Prefeitura de Quatis vão substituir estes equipamentos já instalados em imóveis da cidade, que apresentarem defeitos, e nos imóveis com ligações de água, mas que ainda não contam com o equipamento. No total, foram adquiridos 500 hidrômetros. Os outros cem vão ser entregues à administração, mediante solicitação da Secretaria de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, pasta responsável pelo serviço de abastecimento de água e coleta de esgoto.

No primeiro mandato do prefeito Bruno de Souza (2013-2016), a prefeitura comprou 400 hidrômetros, cujo funcionamento proporciona a definição do valor da conta de água de acordo com o consumo real por parte dos proprietários de imóveis. Os investimentos realizados pela administração municipal no sistema de tratamento de água desde 2013, incluindo a construção de dois novos reservatórios, possibilitaram o aumento da produção diária de água, que passou de um milhão e 987 mil litros para quatro milhões e 320 mil, representando uma ampliação de 117 por cento.