Prefeitura de Quatis

Entre em Contato - Ouvidoria
Assessibilidade

Twiter Facebook

Prefeitura instala ponto com cobertura para taxistas e confirma uso do taxímetro a partir de 2018 Por em 13/11/2017

Em cumprimento à medida anunciada pelo prefeito Bruno de Souza (PMDB) numa reunião realizada em julho com os taxistas, a Prefeitura de Quatis, através da Secretaria Municipal de Ordem Urbana, instalou sábado um ponto com cobertura para este segmento de profissionais na Avenida Nossa Senhora do Rosário (foto), em frente à parada de desembarque dos ônibus das linhas intermunicipais. O ponto de táxi passou a funcionar neste local no começo de agosto. No antigo ponto, cuja localização ficava na Praça Teixeira Brandão, não havia cobertura para os taxistas.

A transferência do ponto de táxi ocorreu dentro das modificações implantadas no sistema viário da cidade, em razão das mudanças no itinerário dos ônibus e no trânsito de várias ruas e avenidas do Centro. Segundo o prefeito, a colocação do ponto com cobertura “representa o atendimento de uma reivindicação legítima e justa dos taxistas, no sentido de aumentar a comodidade deste sistema de transporte em favor dos profissionais da categoria e dos próprios passageiros”.

- O nosso Município está crescendo e por isso entendemos a necessidade de tornar ainda mais eficiente os serviços prestados à população também na área do transporte. Fizemos as modificações no itinerário dos ônibus e sancionamos a nova lei sobre o trabalho dos taxistas. Essa lei é de autoria do próprio poder executivo, tendo recebido a aprovação unânime dos vereadores. A nova legislação estabelece novas regras justamente com o objetivo de valorizar os serviços prestados por estes profissionais e melhorar a qualidade do sistema aos usuários – disse o prefeito.

Outra medida relacionada aos motoristas de táxi, e anunciada nesta segunda-feira, pela Secretaria de Ordem Urbana do Município, foi o encaminhamento pelos próprios taxistas à prefeitura de uma proposta de modelo de taxímetro que, segundo a nova legislação do sistema, deverá ser instalado nos veículos que realizam este tipo de transporte.

O modelo sugerido pela categoria se encontra sob a análise do prefeito Bruno de Souza e a previsão é de que já a partir de janeiro o valor das corridas passe a ser definido por meio do uso deste equipamento, cujo custo de aquisição e instalação será do próprio motorista. A nova legislação sobre o serviço prevê ainda que o preço mínimo da corrida será afixado anualmente pela Prefeitura, levando-se em contra o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor) relativo aos 12 meses anteriores.

Quatis tem atualmente 17 motoristas de táxis cadastrados na Secretaria de Ordem Urbana da prefeitura, sendo que 14 estão lotados no ponto da Avenida Nossa Senhora do Rosário e os outros três na Rua Carlos Hassis, no Jardim Pollastri (rua da Feira da Roça). Existem estudos da administração municipal com o objetivo de instalar pelo menos mais quatro pontos, sendo um no São Benedito, um no bairro Santo Antônio,  um nas proximidades do Hospital São Lucas e o outro perto do CIEP Municipalizado Marciana Machado D`Elias (Nossa Senhora do Rosário).

Além da instalação do taxímetro e da fixação anual da tarifa, outras medidas fixadas pela nova lei sobre o segmento foram as seguintes: padronização da cor para todos os veículos; obrigatoriedade do curso de direção defensiva, e do emplacamento dos carros em Quatis; veículos com quatro portas; tempo máximo de uso de dez anos para os automóveis; pagamento em dia do IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores); e pelo menos dois anos de domicílio residencial em Quatis, entre outras normas.