Prefeitura convoca 400 concursados em pouco mais de dois anos

Por em 11/06/2018

A partir deste mês, a situação dos candidatos que prestaram concurso público para a Prefeitura de Quatis em 2015 poderá ser acompanhada através da página da administração municipal na internet. A relação, que será atualizada mensalmente, apresenta as informações sobre o nome do candidato, a carreira para a qual ele fez as provas e se o mesmo foi empossado, desclassificado, não atendeu a convocação ou continua à espera da chamada.

No começo deste ano, a prefeitura prorrogou para janeiro de 2020 a validade do concurso, que até o dia 31 de maio já tinha convocado 402 servidores, a maioria deles professores e guardas municipais. Atualmente, dos 1.038 trabalhadores que compõem o quadro funcional da Prefeitura de Quatis, mais de 83 por cento são formados por servidores efetivos (total de 864 funcionários), enquanto os cargos em comissão formam a minoria: aproximadamente 17 por cento (174 servidores municipais).

O balanço divulgado nesta segunda-feira pela Secretaria Municipal de Administração aponta a convocação de 122 professores e de 44 agentes da Guarda Civil do Município. A chamada dos guardas possibilitou à prefeitura ampliar os serviços prestados pela corporação aos moradores de Quatis, efetivando a vigilância e o controle do trânsito, além de iniciar os procedimentos visando o início das atividades do grupamento ambiental.

Para verificar a sua situação na lista de candidatos que fizeram o concurso, os passos para consulta são os seguintes: acessar o endereço www.quatis.rjk.gov.br (link Serviços na barra retangular superior, link Concurso no lado esquerdo da página, parte inferior e link Concurso Público 01/2015).

O secretário municipal de Administração, Carlos Magno Canil, lembra que, inicialmente, o concurso se destinava ao preenchimento de 316 vagas, mas o número de funcionários aprovados e chamados já passa de 400 porque a prefeitura obteve da Câmara Municipal autorização legislativa visando à ampliação do quadro de vagas para a área da Educação.

- A prorrogação da validade do concurso por mais dois anos possibilitou ao prefeito Bruno de Souza encaminhar um projeto de lei aos vereadores, solicitando o aumento do número de cargos disponíveis na rede municipal de ensino. O mesmo procedimento poderá ser feito no caso de outras áreas essenciais, entre elas, a Saúde e a Assistência Social, motivo pelo qual os candidatos que prestaram concurso público em 2015 devem ficar atentos ao quadro na internet que apresenta a situação de cada profissional – frisou o secretário de Administração.

Entre todos os profissionais chamados, estão também auxiliares de educação (52), serventes (29 profissionais), auxiliares administrativos, (22), motoristas (18); profissionais de enfermagem, entre enfermeiros e técnicos (10); assistentes sociais (nove), médicos e psicólogos (seis servidores, cada), além de auxiliadores de obras e serviços (22) e operadores de estação de tratamento de água e de estação de tratamento de esgoto (oito).

O concurso de 2015 ofereceu vagas também nas seguintes carreiras profissionais: técnico agrícola, orientador social, leiturista de hidrômetro, arquiteto, fiscal de urbanismo, nutricionista, cozinheiro, inspetor de alunos, engenheiro florestal, engenheiro sanitarista, contador, técnico de contabilidade, cirurgião dentista e fisioterapeuta.

Por secretarias municipais, o quadro de servidores concursados convocados é liderado pela Educação (246 funcionários), seguido pelas pastas de Ordem Urbana (46, incluindo os guardas municipais); Obras, Urbanismo e Serviços Públicos (37); Saúde (33); Administração (cinco); Meio Ambiente (quatro); e Finanças (três).