Prefeitura conclui obra do Centro de Assistência Social do Jardim Pollastri

Por em 17/05/2018

O prefeito Bruno de Souza (MDB) anunciou nesta quinta-feira, 17 de maio, a conclusão da obra do CRAS -(Centro de Referência de Assistência Social – foto) do bairro Jardim Pollastri, na área central do Município. A unidade se destina ao atendimento de famílias cadastradas nos programas sociais da prefeitura, que é realizado através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. O CRAS do Jardim Pollastri foi construído por meio de uma parceria da Prefeitura de Quatis com o Governo Federal, via Ministério do Desenvolvimento Social.

Na tarde desta quarta-feira, Bruno visitou a obra recém-concluída e destacou a importância dela “para tornar ainda mais eficiente e humanizado o atendimento às famílias assistidas pelos programas sociais desenvolvidos pelo Município”. O novo CRAS é formado pelas seguintes instalações: espaço multiuso destinado à realização de atividades variadas, sala de atendimento das famílias cadastradas, sala para a direção e a coordenação, área externa coberta, recepção, área de serviços e dois banheiros, totalizando 165 metros quadrados de área construída dentro de um terreno de 450 metros quadrados cedidos pela prefeitura.

- Além de melhorar as condições de atendimento às famílias cadastradas pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, e das condições de trabalho no caso dos servidores lotados no setor, a construção do novo CRAS demonstra novamente que, mesmo com as medidas de contenção de gastos adotadas pelo nosso governo em razão da crise econômica do país, estamos conseguindo não apenas manter em dia o pagamento do funcionalismo e garantir os serviços essenciais, mas também realizar novos investimentos a favor da população – disse o prefeito.

A construção do CRAS do Jardim Pollastri representou investimentos da ordem de R$ 310 mil, dos quais R$ 270 mil foram repassados pelo Governo Federal e o restante entrou como contrapartida da prefeitura. O planejamento da administração municipal é iniciar o funcionamento da unidade até o começo do segundo semestre. De acordo com os estudos da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, o novo CRAS deverá assumir o atendimento das famílias cadastradas na unidade do Centro, que funciona hoje em imóvel alugado, na Avenida Euclides Guimarães Cotia 78, ao lado da loja Arte Móveis.

Com o funcionamento previsto pelo SUAS (Sistema Único de Assistência Social), as unidades do CRAS visam garantir projetos, programas e serviços para famílias que vivem na situação de vulnerabilidade ou risco social, assegurando-lhes as condições necessárias para o exercício pleno da cidadania e a vida com dignidade. Além da unidade do Centro, o outro CRAS de Quatis fica no bairro Jardim Independência.

O cadastramento das famílias nos programas sociais do Governo Federal, entre eles o “Bolsa Família” e o BPC (Benefício de Prestação Continuada); a realização de atividades de inclusão social, oficinas de capacitação, de campanhas socioeducativas e de encaminhamentos aos serviços públicos essenciais de outras áreas estão entre os serviços disponibilizados pelo CRAS.