Prefeitura anuncia liberação de mais recursos federais para a saúde

Por em 15/03/2019

O volume de recursos federais para investimentos da Prefeitura de Quatis acaba de ser ampliado com a liberação de mais R$ 142.410,00 destinados à aquisição de um veículo e outros equipamentos voltados à melhoria do atendimento prestado à população pelo CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) - foto. O CAPS é um dos serviços prestados através do Programa de Saúde Mental do Município. A informação foi destacada pelo prefeito Bruno de Souza (MDB), segundo quem estes recursos também foram obtidos por meio de uma emenda parlamentar de autoria do deputado Alexandre Serfiotis (PSD).

A verba vai ser utilizada na aquisição de um veículo zero quilômetro com capacidade para cinco pessoas, incluindo o motorista; televisores; geladeiras; ventiladores; mesas de refeitório; mesas de escritório; cadeiras; computadores; aparelhos de ar condicionado; armários; estantes; cadeira de roda; equipamentos médicos; bebedouros; escadas de dois degraus; um aparelho de DVD; uma cadeira de rodas; uma mesa destinada à realização de exames; um aparelho de telefone, além de  uma cama e um poltrona hospitalar, entre outros equipamentos, totalizando 124 itens. Só para a aquisição do veículo foram disponibilizados R$ 45 mil.

O prefeito Bruno de Souza destacou que a verba já foi depositada na conta do Município “e agora os setores competentes da administração municipal vão iniciar os procedimentos administrativos, financeiros e jurídicos visando comprar os equipamentos”. De acordo com o prefeito, “a liberação deste novo volume de recursos amplia as ações realizadas em Quatis por meio de parcerias da prefeitura com o Governo Federal, além de tornar realidade outro resultado importante do trabalho do deputado federal Alexandre Serfiotis a favor de obras e serviços para a população da cidade”.

- Frisamos que os investimentos na área da saúde mental continuam se tornando uma realidade no Município, e as ações já colocadas em prática têm aprimorado cada vez mais o atendimento aos cidadãos com doenças nervosas, transtornos mentais e os dependentes químicos. Todo o nosso esforço para estes segmentos importantes da população visam oferecer uma assistência cada vez mais humanizada e melhor sob o ponto de vista técnico aos pacientes. O direito aos serviços públicos de qualidade é de todo e qualquer morador do nosso Município – destacou o prefeito.

Entre os investimentos já realizados para melhorar os serviços da Prefeitura de Quatis na área da saúde mental, a partir de janeiro de 2017, estão a implantação do Programa Residência Terapêutica; a compra de eletrodomésticos e móveis instalados na residência deste programa, que funciona próximo ao Hospital São Lucas; e a ampliação do quadro de servidores lotados no Programa de Saúde Mental.   O CAPS – unidade beneficiado com a verba de R$ 142.410 anunciados nesta sexta-feira, pelo prefeito, e cuja coordenadora é Adriana Cristina de Souza – se localiza no bairro Jardim Pollastri.

Segundo um levantamento divulgado no final do ano passado, pela coordenação da unidade, mais de 250 pacientes recebem atendimentos do serviço, sendo que, no caso de 20 deles, a assistência é diária. Além do atendimento com profissionais especializados, os pacientes participam ainda de diversas ações terapêuticas que complementam o tratamento, entre os quais, a horta cultivada no próprio CAPS, oficina de artesanato, aprendizado sobre música; roda de conversa; e a realização de trabalhos manuais.