Prefeitura amplia ações pelo desenvolvimento da área rural

Por em 08/01/2019

A cessão de um trator zero quilômetro pela Prefeitura de Quatis à Cooperativa Agropecuária do Município, ocorrida no começo de dezembro, é um dos indicativos concretos do apoio da administração municipal ao segmento agropecuário no biênio 2017-2018. Na foto, o distrito de São Joaquim.

As ações realizadas pela prefeitura nesta área, a partir de janeiro de 2017, foram destacadas na manhã desta terça-feira, 08, pelo prefeito Bruno de Souza (MDB), que dessa maneira deu continuidade ao balanço das obras e serviços principais da prefeitura ao longo dos dois primeiros anos do seu atual mandato à frente do governo da cidade.

O trator cedido mês passado à Cooperativa Agropecuária de Quatis foi doado à prefeitura pelo Governo Federal, através de gestões coordenadas em Brasília por meio do deputado Áureo (Partido Solidariedade). Caberá à cooperativa coordenar a utilização do equipamento nas propriedades rurais por todos os produtores, independente de serem cooperados ou não.

A cessão do trator amplia o trabalho feito em parceria pela prefeitura com o produtor rural de Quatis a partir de 2017. Semanas após a entrega do equipamento à entidade, a Cooperativa Agropecuária de Quatis promoveu um curso para a formação de operador de trator, cujas aulas foram ministradas pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizado Rural), numa propriedade do Município, com o apoio da Prefeitura de Quatis e o Sindicato Rural de Barra Mansa.

No ano passado, mediante um trabalho de mãos dadas com a Cooperativa Agropecuária de Barra Mansa, esta entidade cedeu peças e pneus para a manutenção de máquinas e caminhões utilizados na conservação das estradas rurais da cidade. Outra parceria firmada pela administração municipal foi com o DER-RJ (Departamento de Estradas de Rodagens do Estado do Rio de Janeiro), que tornou realidade, entre outros resultados positivos, a recuperação da Rodovia RJ 143. Essa rodovia liga Quatis a Barra Mansa, através dos distritos de São Joaquim (Quatis) e Amparo (Barra Mansa).

- A realização de parcerias com o segmento agropecuário e outras instituições públicas foi um dos caminhos trilhados pela administração municipal para superar as dificuldades provenientes da crise econômica nacional, cujos reflexos afetam diretamente os municípios, além de agilizar a solução de problemas relacionados à manutenção dos equipamentos agrícolas. Essas parcerias têm nos ajudado muito a assegurar as condições necessárias para o escoamento da produção agropecuária e o incremento do setor em nossa cidade – disse o prefeito.

O programa permanente de recuperação, conservação e manutenção das estradas rurais, desenvolvido pela Prefeitura de Quatis tem garantido o escoamento da produção leiteira e as condições de tráfego nas estradas rurais para a circulação dos veículos que fazem parte do sistema de transporte escolar o deslocamento dos moradores das comunidades rurais em direção à área urbana.

A partir do primeiro mês do atual governo da cidade (janeiro de 2017), a prefeitura já recuperou estradas em todas as regiões rurais do Município, entre elas, Falcão, São Joaquim, Joaquim Leite, Glicério, Santana, Bom Retiro e Fazenda Roma. Para melhorar ainda mais os serviços de conservação das vias vicinais, por determinação do prefeito Bruno de Souza, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural ampliou a frota empregada na realização dos serviços com a locação em outubro do ano passado de três máquinas retroescavadeiras e três caminhões. Agora, são seis máquinas e seis caminhões utilizados nas frentes de trabalho das estradas rurais.

Normalmente, os serviços de manutenção e conservação das estradas rurais de Quatis feitos pela prefeitura consistem nos seguintes trabalhos: patrolamento, colocação de escória, roçada, capina, limpeza de bueiros, corte de água (abertura de espaço nas laterais das vias com o objetivo de garantir a passagem da água proveniente da chuva), e retirada de lixo e de entulho.

Mas, durante o biênio 2017-2018, a prefeitura executou outras obras, entre elas o asfaltamento de alguns trechos, como, por exemplo, o acesso ao cemitério do distrito de São Joaquim, e a recuperação de três pontes de madeiras nas regiões de São Joaquim, Glicério e Bom Retiro (uma travessia recuperada, em cada uma destas estradas).