Praça dos Direitos Humanos terá escolinha de futsal a partir desta segunda-feira

Por em 01/02/2019

Localizada no bairro Jardim Pollastri, e inaugurada em dezembro passado pelo prefeito Bruno de Souza (MDB), a Praça dos Direitos Humanos Jonas Limas Nunes foi o local escolhido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer para a implantação do terceiro núcleo da escolinha de futsal da Prefeitura de Quatis. As atividades deste projeto na Praça dos Direitos Humanos vão se iniciar nesta segunda-feira, dia 04 de fevereiro, a partir das 19 horas. Elas acontecerão no local, sempre as segundas e quartas-feiras, de 19 às 20 horas.

As escolinhas de futsal estão entre as atividades esportivas realizadas pela prefeitura, através da Secretaria de Esportes e Lazer do Município, com o objetivo de oferecer mais uma atividade de inclusão social para as crianças e adolescentes da cidade, na faixa etária de cinco a 17 anos de idade. Com relação ao novo polo da escolinha, no bairro Jardim Pollastri, as inscrições poderão ser feitas durante os dias e horários de realização das atividades, na própria Praça dos Direitos Humanos, ou de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas, no Centro Administrativo da Prefeitura de Quatis.

- A nossa proposta é começar o funcionamento da escolinha de futsal do Jardim Pollastri com a participação de pelo menos 20 crianças e adolescentes, aumentando esse número no decorrer das semanas seguintes. Desde a inauguração da Praça dos Direitos Humanos, ocorrida há dois meses, percebemos uma demanda muito clara de crianças e adolescentes naquele bairro para a formação de mais um núcleo de futsal, daí a implantação do terceiro polo do projeto naquela comunidade – disse o diretor de Esportes da Prefeitura de Quatis, Willian Vilela.

Os outros dois polos da escolinha de futsal do Município funcionam no ginásio do bairro Nossa Senhora do Rosário e o outro no bairro Mirandópolis. Nos dois locais, as atividades também vão se iniciar em 2019 na próxima semana, sendo que no ginásio os treinamentos acontecem às segundas e quartas-feiras, de 9 às 11 horas. Já na quadra poliesportiva do Mirandópolis, os dias de realização das atividades são os mesmos, ou seja, segunda e quarta-feira, só que no horário de 14 às 16 horas.

Durante os treinamentos, as crianças e adolescentes aprendem os fundamentos do futsal e recebem noções de disciplina no esporte. Não há um período pré-determinado para a permanência dos atletas na escolinha: os atletas ficam pelo tempo que seus pais ou responsáveis permitirem. Os treinamentos são ministrados por um professor de educação física. Cada atleta recebe ainda um colete. Recentemente, a prefeitura investiu R$ 20 mil na compra de materiais para os projetos de iniciação esportiva, entre eles, os núcleos da escolinha de futsal.

Realizados pela Prefeitura de Quatis, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, os projetos “ginástica localizada”, “alongamento” e “caminhada orientada” também vão recomeçar nesta segunda-feira, 04 de fevereiro, nos seguintes dias e horários: terça e quinta-feira, de 7h30m às 8h30m (ginásio do bairro Nossa Senhora do Rosário), e às quartas e sextas-feiras, de 7h30m às 8h30m (quadra poliesportiva do Mirandópolis).

Já as atividades do projeto “Funcional Kids” serão realizadas às segundas e quartas-feiras, de 9 às 11 horas, e de 14 às 16 horas, na quadra poliesportiva do bairro Jardim Independência. Com a realização destes projetos, a Prefeitura de Quatis mantém atividades nos quatro principais espaços de esporte e lazer do Município (ginásio do bairro Nossa Senhora do Rosário, quadra do Mirandópolis, Praça dos Direitos Humanos e quadra do Jardim Independência).