Prefeitura de Quatis

Assessibilidade

Twiter Facebook

Obras de manilhamento serão realizadas no Jardim Pollastri Por em 11/08/2017

Em parceria com o DER-RJ (Departamento de Estradas de Rodagens do Estado do Rio de Janeiro), a Prefeitura de Quatis, através da Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, inicia nas próximas semanas a realização de obras de manilhamento em um trecho de 80 metros do córrego que passa pelo Jardim Pollastri. A informação foi confirmada nesta sexta-feira, dia 11, pelo prefeito Bruno de Souza (PMDB), que acompanhou pessoalmente a chegada das novas manilhas ao local das obras (foto).

De acordo com o prefeito, o DER-RJ cedeu 40 manilhas com extensão de um metro e 20 centímetros, que vão substituir as atuais manilhas de 40 centímetros existentes no trecho onde a obra será realizada. A cessão das manilhas faz parte da parceria firmada no mês passado, entre a prefeitura e a residência do DER-RJ situada em Barra Mansa para a recuperação de um trecho aproximado de três quilômetros da Rodovia RJ 143, entre os distritos de São Joaquim (Quatis) e Amparo (Barra Mansa).

A responsabilidade pela conservação desta estrada é do Governo do Estado, mas devido à crise financeira enfrentada pela administração estadual, as prefeituras de Quatis e de Barra Mansa estão cedendo máquinas, caminhões e operários para recuperação da rodovia, enquanto ao DER-RJ coube a cessão de escória para os trabalhos na RJ 143, e das manilhas destinadas às obras de infraestrutura no bairro Jardim Pollastri.

Com relação ao novo manilhamento do córrego do Jardim Pollastri, o início das obras depende da licitação a ser realizada pela prefeitura visando contratar a empresa responsável pela execução dos trabalhos. O prefeito ressalta que o manilhamento previsto para o trecho de 80 metros vai diminuir os riscos de transbordamentos, que acontecem no bairro há cerca de 20 anos, durante o período das chuvas fortes, causando muitos transtornos aos moradores das proximidades.

- A realização desta etapa da colocação de manilhas vai amenizar o problema causado normalmente de outubro a março, época do ano no qual a intensidade das chuvas costuma ser maio. Mas a solução definitiva certamente acontecerá em outros trechos do córrego. Para manilhar estes pontos, no entanto, a prefeitura precisará de autorização do INEA (Instituto estadual do Ambiente). Vamos adotar os procedimentos neste sentido – disse o prefeito.

Bruno de Souza reconheceu publicamente o apoio dos engenheiros José Roberto e Gelson Monteiro, ambos da residência do DER-RJ. No seu entendimento, “os dois estiveram desde o primeiro momento à disposição da Prefeitura de Quatis para a formalização das parcerias que tornaram realidade neste mês o início das obras de recuperação da Rodovia RJ 143 e a chegada das manilhas destinadas ao novo serviço de infraestrutura no córrego do bairro Jardim Pollastri”.

- Em nome do Município de Quatis, agradeço o apoio destes dois representantes da residência do DER-RJ de Barra Mansa. Ao firmarem essas parcerias com a nossa administração, eles demonstraram mais uma vez um elevado espírito público na luta por soluções para os problemas que afetam o dia a dia da população da nossa cidade – disse o prefeito.