Laço Azul em conscientização ao Novembro Azul

Novas placas destacam informações sobre personalidades que denominam ruas de Quatis

Por em 14/08/2018

Desde o mês passado, as pessoas que percorrem as ruas, avenidas e praças da área central de Quatis já podem observar as novas placas afixadas com os nomes das vias públicas desta região do Município. Mais do que o nome, as placas apresentam um resumo com breves informações a respeito da personalidade que denomina cada via pública relacionada no projeto “Ruas que foram gente”.

Este projeto é resultado de um trabalho de mãos dadas realizado pelo CULTHUPPAQ (Conselho Municipal de Cultura, Turismo e de Preservação do Patrimônio Histórico e Ambiental de Quatis), segmento autor da iniciativa, com a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, e as famílias das personalidades que denominam as ruas. As famílias estão custeando a produção das placas, o que significa que o projeto vem sendo realizado sem nenhum custo para a administração municipal.

O projeto “Ruas que foram gente” surgiu a partir de uma visita da atual presidente do CULTUPPHAQ, professora Helena Teixeira Leite, ao município de Niterói, onde ela nasceu. Lá, Helena observou placas identificando as ruas e destacando no mesmo espaço um resumo informando sobre quem foi a pessoa que dá nome ao logradouro. A professora, que já naquela época presidia o CULTUPPHAQ, trouxe a proposta para Quatis. A proposta foi aprovada por este conselho em setembro de 2007 e inserida no Plano Municipal de Cultura cinco anos depois. Agora, durante o segundo mandato do prefeito Bruno de Souza (MDB), o projeto começou a sair do papel e a se transformar em realidade.

- A administração do prefeito Bruno de Souza entendeu a importância desta iniciativa para a preservação da história e da cultura do nosso Município. A realização do projeto “Ruas que foram gente” está possibilitando também aos moradores de Quatis conhecerem um pouco da vida das pessoas que denominam cada rua, avenida e praça, inicialmente, do Centro, mas posteriormente vamos estender a iniciativa para outros bairros – declarou a secretária municipal de Cultura e Turismo, Rosina Porto.

Na primeira fase do projeto foram produzidas 20 placas para ruas do Centro Histórico, região do Município que receberá em breve outras 24, cuja produção e afixação estão previstas na segunda etapa da iniciativa. Após a conclusão do trabalho nas vias públicas do Centro, o projeto será estendido provavelmente aos bairros Bondarowsky e Mirandópolis. Famílias de personalidades que denominam as vias públicas destas duas comunidades já procuraram o CULTUPPHAQ e a prefeitura visando manifestar o interesse de participarem desta iniciativa.

Entre os logradouros públicos já relacionados para a primeira fase da instalação das novas placas no Centro Histórico de Quatis, estão as ruas coronel José Leite, coronel Alfredo Dias de Oliveira, coronel João Tibúrcio, Dona Cirene, Delfim Fróes, Faustino Pinheiro, Jaime Caetano de Oliveira, José Ferreira de Carvalho, major José Izidro, José Souto, prefeito Oscar Teixeira de Mendonça, professor Pessoa de Barros, Sebastião Martins Gonçalves e Humberto de Oliveira, além da Praça Getúlio Vargas (a praça da igreja matriz) e a Avenida Nossa Senhora do Rosário. Devido à extensão maior, algumas ruas estão recebendo mais de uma placa. São os casos das ruas coronel José Leite e Faustino Pinheiro, que receberam, respectivamente, três e duas placas.