Nova turma do Produtor Mirim inicia atividades na próxima semana

Por em 11/04/2019

Mais 60 adolescentes na faixa etária de 14 anos a 18 anos incompletos iniciam na próxima terça-feira, dia 16 de abril, o aprendizado no “Produtor Mirim”, um dos mais importantes projetos de inclusão social realizados pela Prefeitura de Quatis para os segmentos da infância e adolescência do Município. A aula inaugural acontecerá às 13 horas, no auditório do centro administrativo da prefeitura. A seleção dos adolescentes que formarão a turma deste ano ocorreu entre as famílias acompanhadas pelos programas sociais coordenados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.

Durante o tempo de permanência no projeto, cujo período é de 12 meses, os adolescentes aprendem técnicas sobre cultivo de verduras, legumes e frutos, além de participarem de oficinas voltadas à formação para a vida em sociedade. Entre os temas destas oficinas, estão as seguintes: noções de cidadania, prevenção contra doenças, meio ambiente, prevenção contra a dependência química (drogas lícitas e ilícitas) e iniciação ao mercado de trabalho. Cada um dos adolescentes tem direito ainda ao recebimento de uma bolsa auxílio mensal no valor aproximado de R$ 120,00. Só nos anos de 2017 e 2018, o projeto formou cem adolescentes.

- O projeto Produtor Mirim já é uma referência nas ações de inclusão social para a formação das crianças e dos adolescentes. Desde quando assumimos a administração municipal pela primeira vez, em janeiro de 2013, temos priorizado esta iniciativa, dentro da nossa determinação em implantar novos programas para este público-alvo e aprimorar as ações que já existiam – disse o prefeito Bruno de Souza (MDB).

A coordenadora do projeto Produtor Mirim, Marise Rodrigues Ferrari, informa que as atividades continuarão sendo desenvolvidas em dois turnos, de segunda a sexta-feira, sendo o primeiro no período de 8h30m às 10h30m e o outro de 13h30m às 15h30m. Participarão do turno da manhã os estudantes matriculados na rede municipal de ensino no período da tarde, e vice-versa. Um dos critérios para ser selecionado pelo Produtor Mirim é estar estudando em alguma escola da rede pública.

- Este ano, registramos as inscrições de 85 adolescentes e posteriormente fizemos a seleção dos 60 alunos, que é o número de vagas disponibilizadas pelo projeto. O período de inscrições aconteceu entre os dias 25 de março e 03 de abril. Agora, após a aula inaugural desta terça-feira, as atividades na horta e as oficinas começarão na mesma semana – declarou Marise.

O aprendizado sobre técnicas de plantio acontece na horta do projeto Produtor Mirim (foto), localizada no bairro Jardim Pollastri, nas proximidades da APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais). O técnico agrícola Paulo Aguiar, responsável pelas orientações dos produtores mirins, lembra que a produção semanal da hora é repassada para seus familiares e outras famílias também assistidas pelos programas sociais da Prefeitura de Quatis.