Mostra de arte e palestra abrem Semana Nacional da Educação Infantil em Quatis

Por em 16/08/2018

Instituída pela lei federal número 12.602/2012, a Semana Nacional da Educação Infantil vai ser aberta oficialmente em Quatis nesta sexta-feira, 17, a partir das 18 horas, na Câmara dos Vereadores, com uma palestra da professora Valdete Asevedo e uma mostra de arte dos estudantes matriculados nas escolas e creches municipais. A programação está sendo organizada pela prefeitura, através da Secretaria de Educação do Município. As atividades pela Semana da Educação Infantil na cidade vão continuar até o sábado da próxima semana, 25 de agosto. Na foto, uma atividade para crianças das creches municipais no Centro da cidade.

A rede municipal de ensino oferece a fase da educação infantil nas escolas municipais Benta Pereira (Joaquim Leite), Victória Maria Prazeres e Valeriano (Jardim Pollastri), Edméa Dulce de Barros Franco (Jardim Independência), Carlos Campos de Faria (Falcão), Anésia Alves de Oliveira (São Joaquim) e no CIEP Municipalizado Marciana Machado D`Elias (Nossa Senhora do Rosário), além das creches professora Adriana Maria de Souza (Loteamento Santa Bárbara) e professora Conceição Aparecida (Jardim Pollastri). Atualmente, a rede de ensino da Prefeitura de Quatis atende 698 alunos na educação infantil, divididos nas fases de berçário, maternal I, maternal II, maternal III, pré-escolar I e pré-escolar II.

A secretária municipal de Educação, professora Alessandra Almeida, explica que a Semana Nacional da Educação Infantil transcorre normalmente de 20 a 25 de agosto, sendo que o dia 25 é considerado o Dia Nacional da Educação Infantil. A data de 25 de agosto foi escolhida em homenagem à médica sanitarista Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança. Ela nasceu nesta data e faleceu em 2010, durante um terremoto ocorrido no Haiti. O objetivo básico da Semana Nacional “é debater em todo o Brasil sobre a qualidade da educação infantil disponibilizada à população pelo poder público”.

Nesta sexta-feira, dia 17, durante a abertura da programação no plenário da Câmara de Vereadores, a partir das 18 horas, a professora Valdete Asevedo falará sobre o tema “Ludicidade: brincadeira e música”. Ela é coordenadora do Núcleo da Aliança pela Infância, na cidade de Resende. O encontro se destina aos profissionais da educação, pais ou responsáveis “e todas as pessoas interessadas”.

A mostra de arte, que vai ser aberta no mesmo dia, e no mesmo local da palestra da professora Valdete Asevedo, ficará aberta à visitação pública até o dia 24 de agosto, no horário de funcionamento da Câmara Municipal (8 às 17 horas). O Núcleo da Aliança pela Infância organiza anualmente, em vários países, a Semana Mundial do Brincar.

Segundo a coordenadora de Educação Infantil da Prefeitura de Quatis, professora Deise Ferreira, as atividades da Semana Nacional da Educação Infantil terão continuidade na quinta-feira, dia 23 de agosto, com as apresentações circenses do grupo Upa Lá Lá, de Resende, na Praça Getúlio Vargas, a praça aonde se localiza a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário.

As apresentações vão acontecer nos seguintes horários: 9 horas (para alunos que estudam no turno da tarde) e 14 horas (para alunos que estudam no turno da manhã). O minicirco na praça se destina aos estudantes das escolas municipais, pois as crianças matriculadas nas creches vão assistir aos espetáculos do grupo nestas próprias unidades de ensino. No sábado, dia 25, a partir das 9 horas, no CIEP Municipalizado Marciana Machado De Elias, haverá uma atividade voltada aos pais ou responsáveis pelos alunos.

- A Secretaria Municipal de Educação faz um chamado às famílias dos alunos para que participem de todas as atividades da Semana Nacional da Educação Infantil em Quatis, visto a importância das atividades programadas pela prefeitura, as quais certamente vão ajudar a aprimorar ainda mais a qualidade do atendimento oferecido nesta fase do ensino escolar e poderão ajudar ainda na realização de novas ações para este segmento da educação pública – disse a professora Deise Ferreira, acrescentando que, no transcorrer da próxima semana, cada unidade de ensino vai promover também atividades culturais e recreativas para as crianças, através do evento “Brincando na Comunidade”.