Laço Azul em conscientização ao Novembro Azul

Merenda escolar: 80 mil refeições por mês e cardápio diferente toda semana

Por em 13/09/2018

Pelo menos 80 mil refeições são servidas por mês aos estudantes matriculados nas escolas e para as crianças atendidas pelas creches da Prefeitura de Quatis. A informação faz parte de um balanço divulgado nesta semana, pela Secretaria de Educação do Município, através do departamento de nutrição. A média diária de refeições servidas nas unidades de ensino da cidade passa de quatro mil.

Segundo o mesmo levantamento, cada criança das duas creches municipais, uma delas localizada no Loteamento Santa Bárbara e a outra no bairro Jardim Pollastri, recebe cinco refeições diárias. Já os alunos da fase pré-escolar ao projeto EJA (Educação de Jovens e Adultos), passando pelo ensino fundamental e o ensino médio, são atendidos com duas refeições por dia.

A secretária municipal de Educação, professora Alessandra de Almeida, frisa que o cardápio da merenda escolar é preparado toda semana, pela equipe de nutrição da pasta, “levando-se em conta a proposta da prefeitura em oferecer uma alimentação saudável, garantindo os nutrientes necessários ao desenvolvimento nutricional dos estudantes a partir do pré-escolar e das crianças que passam o dia nas creches”.

Elaborado sob a supervisão direta de duas nutricionistas da rede municipal de ensino, o cardápio é afixado toda semana, em local de fácil visualização nas escolas e creches municipais para os alunos, profissionais das unidades e pais ou responsáveis. As refeições são preparadas por mais de 40 cozinheiras que atualmente fazem parte do quadro efetivo do Município. O número de cozinheiras varia de acordo com o número de alunos e crianças das unidades.

Em cada uma das duas creches, por exemplo, são quatro cozinheiras no preparo das refeições. No caso das creches, este número de cozinheiras se deve ao fato de existirem cinco refeições ao dia. Já o CIEP Municipalizado Marciana Machado De Elias, no bairro Nossa Senhora do Rosário, conta com seis cozinheiras, uma vez que a unidade atende o maior número de estudantes da rede municipal. São quase 800 alunos matriculados nesta instituição de ensino.

- Através da oferta de um cardápio balanceado, a prefeitura busca também promover a formação dos alunos quanto à importância da alimentação saudável no dia a dia das pessoas. Os bons hábitos alimentares são fundamentais para a saúde física e a saúde mental, aumentando a disposição das pessoas na realização das suas atividades diárias, melhorando a autoestima e diminuindo os riscos de várias doenças, entre elas, obesidade, câncer, artrite, anemia, diabetes e a hipertensão arterial, além combater a depressão, o estresse, a ansiedade e a insônia – destacou Alessandra de Almeida.

Adquiridos com recursos próprios e do Governo Federal, por meio do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), os ingredientes da merenda escolar das unidades municipais de ensino em Quatis são repostos pelo menos duas vezes por mês (alimentos não perecíveis) e uma vez a cada sete dias (verduras, frutas, legumes e ovos). A entrega dos alimentos nas escolas e creches municipais é acompanhada pessoalmente por funcionários da Secretaria de Educação do Município. E os processos de licitação voltados à compra dos ingredientes acontecem uma ou duas vezes por ano.

A merenda escolar é servida de segunda a sexta-feira, nas escolas municipais Edméa Dulce de Barros Franco (Jardim Independência), Henry Nestlé (São Benedito), Julieta Sampaio, Maria Helena Rafael De Elias, Pessoa de Barros (as três, no Centro), Victória dos Prazeres (Jardim Pollastri), Irmã Elizabete Alves (comunidade quilombola de Santana), Anésia Alves de Oliveira (São Joaquim), Benta Pereira (Joaquim Leite) e Carlos Campos de Faria (Falcão), além de nas duas creches municipais: professora Adriana Maria de Souza Cruz (Loteamento Santa Bárbara) e professora Conceição Aparecida Vieira Pena (Jardim Pollastri).