Levantamento aponta troca de quase 300 lâmpadas em 18 comunidades rurais e urbanas

Por em 11/01/2018

Um levantamento divulgado na manhã desta quinta-feira, dia 11 de janeiro, pela Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, aponta que, no período de 16 de outubro a 31 de outubro, um total de 290 lâmpadas foi trocado no sistema de iluminação pública da cidade. Segundo o mesmo levantamento, 18 comunidades do Município foram atendidas com este serviço de melhorias, incluindo bairros da área urbana e os dois distritos da zona rural (São Joaquim e Falcão).

A localidade que teve o maior número de lâmpadas substituídas foi o distrito de Falcão, que se localiza a 18 quilômetros do Centro de Quatis. O distrito recebeu 51 lâmpadas novas. Em seguida, veio a área central do Município: 47 lâmpadas trocadas. Já o distrito de São Joaquim recebeu 28 lâmpadas, seguido pelos bairros Pilotos (26), Bondarowsky (25), Nossa Senhora do Rosário (16), Mirandópolis (14) e Jardim Pollastri (12).

Ocorreram também neste período troca de lâmpadas no Alto Paraíso, Barrinha, Loteamento Boa Vista, Loteamento Céu Azul, Jardim Independência, Santa Bárbara e São Benedito, além da estrada que liga o distrito de Floriano (Barra Mansa) à entrada principal de Quatis, próximo à ponte metálica que faz divisa com Porto Real. A estrada Quatis-Floriano é considerada o mais importante acesso à área urbana da cidade quatiense no caso dos motoristas provenientes da Rodovia Presidente Dutra.

O prefeito Bruno de Souza (PMDB) informou que, em alguns pontos, a substituição de lâmpadas foi acompanhada pela instalação de novos acessórios, entre os quais, reatores e “relés”, equipamento que permite a ligação e o desligamento automático das lâmpadas, ao anoitecer e pela manhã, respectivamente. O serviço realizado no período deste levantamento incluiu lâmpadas a vapor de sódio e a vapor de mercúrio.

- Uma rua iluminada não garante apenas um serviço de infraestrutura fundamental ao dia a dia dos moradores, mas torna realidade uma iniciativa importante de ordem pública, pois com certeza ajuda a inibir a ação de criminosos. A substituição de lâmpadas é realizada constantemente pela nossa administração, mas precisamos do apoio da população no sentido de ajudar a preservar o sistema de iluminação pública, pois grande parte das lâmpadas é danificada em razão de atos de vandalismo – declarou o prefeito, salientando que também neste setor, “a administração municipal vem atendendo não apenas a área urbana, mas também as comunidades rurais”.

De acordo ainda com o balanço da Secretaria de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos do Município, o mês que registrou o maior volume de troca de lâmpadas foi outubro (142 lâmpadas). Em novembro, a prefeitura fez 51 substituições, e no mês seguinte (dezembro), a quantidade voltou a subir: 97 lâmpadas trocadas.

Algumas das vias mais movimentadas da cidade foram inseridas na relação de ruas, avenidas e praças contempladas com essa etapa do serviço, entre elas a Avenida Euclides Guimarães Cotia, Avenida Avelino Batista Soares - foto, Avenida Nossa Senhora do Rosário, Praça Teixeira Brandão (todos no Centro), Rua da Palha (Falcão), Rua Carlos Hassis (Jardim Pollastri), Dona Cirene (Biquinha), Genésio Leite (Nossa Senhora do Rosário).

- A troca de lâmpadas continua sendo realizada neste mês de janeiro. Lembro que, no final do ano passado, assinei uma nota de empenho autorizando a compra de mais 225 novas lâmpadas, reatores, fios e “relés” para continuar fazendo a manutenção do sistema de iluminação pública. Estes investimentos estão sendo feitos com recursos próprios do Município. As melhorias da iluminação estão sendo possíveis graças às medidas de contenção de gastos adotadas pelo nosso governo, que vêm nos possibilitando ampliar o volume de recursos próprios destinados à realização dos serviços básicos para a população – concluiu o prefeito.