Inscrições para curso de hotelaria e serviços podem ser feitas até o dia 8

Por em 14/05/2018

Já se encontram abertas nas duas unidades do CRAS de Quatis as inscrições para os cursos de hotelaria e serviços disponibilizados através de uma parceria da Fundação CSN com a prefeitura. As unidades do CRAS se localizam na Rua capitão Aprígio Barbosa Lima 175 (Jardim Independência) e Avenida Euclides Guimarães Cotia 78 (Centro). Poderão se inscrever qualquer adolescente ou jovem, na faixa etária de 16 a 29 anos, desde que esteja cadastrado em algum programa social desenvolvido na cidade sob a coordenação da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Município.

A secretária de Assistência Social da Prefeitura de Quatis, Irenia Roselena da Costa, informa que as inscrições serão realizadas até o dia 08 de junho, sempre no horário de 8 às 17 horas, mediante a apresentação dos seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, comprovante de renda de todos os integrantes da família que trabalham e comprovante de conclusão do ensino fundamental na rede pública (todos cópias), além de duas fotografias 3x4 recentes.

Os inscritos serão submetidos a uma prova na Fundação CSN e os candidatos aprovados neste exame inicial farão parte das turmas que iniciarão os estudos teóricos e práticos em julho. As aulas serão ministradas no Hotel-Escola Bela Vista (Volta Redonda). A Fundação CSN disponibilizou vagas para as seguintes cidades, além de Quatis: Volta Redonda, Barra Mansa, Piraí, Pinheiral, Resende e Porto Real.

- A parceria da Prefeitura de Quatis com a Fundação CSN para realização destes cursos se constitui em mais uma iniciativa concreta adotada pela administração do prefeito Bruno de Souza com o objetivo de ampliar as oportunidades de capacitação profissional aos jovens e adolescentes da nossa cidade. Devemos lembrar que o turismo representa uma das potencialidades para o desenvolvimento econômico e social do Município, daí a importância de os jovens aproveitarem a oportunidade de qualificação na busca por uma oportunidade no mercado de trabalho – declarou Irenia.

No ano passado, quando os cursos de hotelaria e serviços também foram oferecidos aos jovens inscritos nos programas sociais da Prefeitura de Quatis, cinco estudantes da cidade foram aprovados no exame de seleção, estão participando da formação em andamento e nas próximas semanas receberão o diploma de conclusão do curso. Para a turma que iniciará os estudos em julho deste ano, a capacitação foi dividida nas seguintes áreas: recepção, cozinha, eventos, garçom e atendimento ao cliente.

Outras informações poderão ser obtidas pessoalmente nos locais de inscrição ou através dos telefones 3353-2275 (CRAS do Jardim Independência) e 3353-3052 (CRAS do Centro). Das 88 vagas abertas, 17 serão preenchidas por alunos indicados pelo DEGASE (Departamento Geral de Ações Sócioeducativas). O restante será dividido aos municípios da região, da seguinte maneira: Volta Redonda (30 vagas), Barra Mansa (14), Piraí (sete), Quatis, Resende e Porto Real(cinco vagas, cada um destes três municípios).