• Brasão Prefeitura de Quatis
  • Prefeitura
    de Quatis
  • Rua Ana Ferreira de Oliveira, N° 47, Bondarowsky

  • Atendimento:
    08:00 às 17:00

  • Telefone:
    (24) 3353-2918

Menu Principal

Notícias

Informática: Prefeitura compra novos equipamentos para unidades de saúde

Por em 14/08/2019

Aproximadamente R$ 172 mil acabam de ser investidos pela Prefeitura de Quatis na aquisição de novos equipamentos de informática para as unidades médicas que formam a rede de atenção básica da Secretaria Municipal de Saúde. A informação é do prefeito Bruno de Souza (MDB), segundo quem a compra dos equipamentos “visa agilizar o funcionamento administrativo dos postos de saúde e o atendimento à população através do SUS (Sistema Único de Saúde)”.

        A aquisição dos novos equipamentos foi realizada com recursos do Ministério da Saúde liberados para a prefeitura por meio de emendas parlamentares inseridas no orçamento da União. A inclusão das emendas ocorreu a pedido do prefeito Bruno de Souza. As emendas que possibilitaram a compra são de autoria do deputado federal Alexandre Serfiotis e do ex-deputado federal Felipe Bornier, ambos do PSD. Bornier apresentou sua emenda durante a legislatura 2015-2018. Atualmente, ele é secretário de Esportes, Lazer e Juventude do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

        - Nossos objetivos básicos ao autorizar a compra destes equipamentos para as unidades médicas foram melhorar as condições de trabalho dos servidores da saúde e tornar mais rápidos os procedimentos de atendimento ao cidadão. Além disso, com a instalação dos equipamentos nas unidades de saúde, trilhamos um passo importante em busca da implantação do prontuário eletrônico dos moradores assistidos nas unidades – declarou o prefeito, destacando novamente “o esforço do deputado Alexandre Serfiotis e do ex-deputado Felipe Bornier junto ao Governo Federal em busca de melhorias a favor da população quatiense nos serviços essenciais”.

        A diretora administrativa da Secretaria Municipal de Saúde, Jaqueline Azevedo, informou que, entre outros equipamentos e acessórios, foram adquiridos pela prefeitura, 59 computadores, mais de 30 impressoras, 11 notebooks, dez projetores com os respectivos telões e 11 roteadores. Pelo menos 50 por cento das unidades de atenção básica do Município já receberam os novos equipamentos e a previsão é de que a instalação nos outros postos aconteça até o final do ano. Na foto, a Clínica da Família, cuja localização fica no bairro Nossa Senhora do Rosário.

- Tanto as unidades de saúde da área urbana quanto aos postos situados na zona rural do Município estão sendo contemplados com os novos computadores e demais equipamentos de informática – disse Jaqueline, acrescentando que “no caso da aquisição dos projetores e telões, a medida vai possibilitar a realização de atividades educativas para a comunidade e de atividades voltadas à capacitação dos profissionais lotados nas unidades de saúde de Quatis”.

Com a instalação dos novos computadores nos postos da rede municipal de saúde, o lançamento de dados a respeito do atendimento nas unidades em sistemas interligados com o Ministério da Saúde vai ser ampliado. Entre estes sistemas, estão o Sistema Nacional de Regulação, o E-SUS (Sistema Único de Saúde) e o Programa Nacional de Imunizações.

Os dois primeiros sistemas permitem o lançamento de informações a respeito de consultas, procedimentos e tratamento de alta complexidade, entre outros dados. Já através do sistema de imunizações, é possível ter o levantamento real sobre a aplicação de vacinas em cidadãos de todas as faixas etárias, e de todos os municípios brasileiros.

Em menos de duas semanas, esta foi a segunda aquisição de novos equipamentos para a Secretaria Municipal de Saúde anunciada pela Prefeitura de Quatis. No final de julho, o Programa TFD (Tratamento Fora do Domicílio) recebeu duas vans zero quilômetro, compradas pelo Município com recursos da ordem de R$ 360 mil, também liberados mediante emendas parlamentares, aprovadas no orçamento do Ministério da Saúde.

Uma das emendas que permitiram a liberação dos recursos para a compra dos veículos também é de autoria do deputado federal Alexandre Serfiotis (PSD). Já a outra foi apresentada na legislatura passada da Câmara dos Deputados pelo ex-deputado Marcelo Mattos (PHS). Cada uma das vans adquiridas tem capacidade para transportar dez pacientes, sendo que três lugares são reservados aos cidadãos com deficiência motora.