Idosos de Quatis participam de passeio ao jardim ecológico em Vassouras

Por em 05/12/2018

A Prefeitura de Quatis realiza nesta sexta-feira, dia 07, o passeio dos idosos atendidos pelo “Programa Ativa Idade” ao Jardim Ecológico Uaná Etê, que se localiza no município de Vassouras, na região do vale histórico do café. O “Programa Ativa Idade” é desenvolvido em Quatis pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, acompanhando atualmente 120 idosos com atividades esportivas e recreativas, em dois polos, um deles no ginásio do bairro Nossa Senhora do Rosário e o outro na quadra poliesportiva do bairro Mirandópolis. Na foto, um grupo de idosos pratica exercícios físicos na Praça dos Direitos Humanos Jonas Limas Nunes (Jardim Pollastri).

A saída dos idosos de Quatis para o passeio em Vassouras vai acontecer às 6h30m, no ginásio do bairro Nossa Senhora do Rosário. Em seguida, o ônibus fará duas paradas, a primeira em frente à Casa dos Cereais, no Jardim Independência, e a segunda nas proximidades da quadra poliesportiva do bairro Mirandópolis. Nestes dois outros pontos, ocorrerá o embarque de outras duas turmas do projeto. Ao todo, segundo a Secretaria de Esportes e Lazer do Município, vão participar do passeio 41 idosos. O retorno de Vassouras para Quatis será realizado às 18 horas.

Destino dos idosos de Quatis no passeio desta sexta-feira, o Jardim Ecológico Jardim Uaná Etê é uma área de 135 mil metros quadrados, que combina arte com natureza. Entre os pontos situados dentro do parque estão o “bosque dos sinos”, a “árvore dos cristais”, as trilhas com equipamentos destinados à prática de exercícios físicos e ambiente propício à meditação, teias entre as árvores para descanso, chuveiros ao ar livre e cinco gramados com vistas deslumbrantes. Ao longo dos anos, pelo menos 30 mil mudas de árvores e flores já foram plantadas neste jardim ecológico.

Segundo o prefeito Bruno de Souza, o passeio, promovido todo mês de dezembro, pela Prefeitura de Quatis, faz parte do calendário anual do “Programa Ativa Idade”, cujas atividades acontecem de 7h30m às 8h30m, às terças e quintas-feiras, no ginásio municipal, além das segundas e quartas-feiras, na quadra do bairro Mirandópolis. Os dois polos atendem idosos de vários bairros do Município, entre eles São Benedito, Jardim Independência, Santa Bárbara, Santo Antônio, Água Espalhada, Mirandópolis, Centro, Bondarowsky, Jardim Pollastri, Nossa Senhora do Rosário e Pilotos.

Para o próximo ano, a implantação de mais dois polos do projeto faz parte do planejamento da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, ambos na zona rural, um no distrito de Falcão e o outro no distrito de São Joaquim. A Secretaria de Esportes estuda ainda a possibilidade de utilizar a Praça dos Direitos Humanos Jonas Lima, no bairro Jardim Pollastri, na realização de algumas atividades do “Ativa Idade”. A Praça dos Direitos Humanos foi inaugurada no sábado passado, pelo prefeito Bruno de Souza, e conta com academia de ginástica ao ar livre, pista de caminhada, quadra poliesportiva cercada com alambrado, sistema de iluminação eficiente, bancos de madeira, bancos e mesas de cimento, além de uma área de jardim.

- As ações recreativas, esportivas, culturais e sociais são de importância fundamental na garantia do bem-estar físico, mental e emocional das pessoas com mais de 60 anos de idade, daí a prioridade da nossa administração para o segmento da terceira idade. Com a realização do passeio desta sexta-feira, estamos cumprindo mais uma etapa do “Projeto Ativa Idade”, uma das ações de inclusão social da prefeitura a favor dos moradores acima dos 60 anos de idade – declarou o prefeito, acrescentando que, entre outras atividades oferecidas pelo projeto aos idosos, estão o alongamento, caminhada, ginástica localizada e participação em encontros relacionados à prevenção na área da saúde – disse o prefeito.