Idosos de Quatis fazem um passeio pela história de Bananal

Por em 11/06/2019

Ao participar na sexta-feira, dia 07, do passeio de idosos atendidos pelo “Programa Ativa Idade”, ao município histórico de Bananal, no estado de São Paulo, o prefeito Bruno de Souza (MDB) atualizou as informações relacionadas ao projeto. O “Ativa Idade” é realizado pela Prefeitura de Quatis, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Segundo ele, atualmente 70 moradores com mais de 60 anos são atendidos em dois polos do programa, ambos situados na área urbana. Na foto, uma das fazendas históricas de Bananal visitadas pelos idosos de Quatis.

Os núcleos instalados no ginásio poliesportivo do bairro Nossa Senhora do Rosário e na quadra poliesportiva do bairro Mirandópolis reúnem, atualmente, 40 e 30 idosos, respectivamente. As atividades no ginásio acontecem às terças e quintas-feiras, sendo que na quadra do Mirandópolis o projeto é realizado às segundas, quartas e sextas-feiras. Nos dois locais, os exercícios de ginástica ocorrem no mesmo horário, ou seja, de 7h30m às 8h30m. Já em Falcão, outros idosos são atendidos pelo projeto de ginástica, recentemente implantado pela prefeitura no distrito.

- Fiz questão de participar do passeio à cidade histórica de Bananal para confirmar novamente o quanto as ações voltadas ao segmento da terceira idade estão entre as prioridades da nossa administração. No que depender do nosso governo, o “Programa Ativa Idade” continuará recebendo todo o apoio possível no sentido de reconhecer a importância dos idosos ao dia a dia do Município de Quatis – declarou o prefeito, lembrando que também participou, em dezembro, do passeio promovido pelo mesmo programa, ao município de Vassouras, no sul fluminense.

Com a participação de 44 idosos, o passeio de sexta-feira passada a Bananal teve ainda as presenças do secretário municipal de Governo, Adriano Palma Veras; do diretor de Esportes e Lazer da Prefeitura de Quatis, Willian Vilela; das professoras de Educação Física Hilda Viana e Fernanda Pinheiro; da estagiária de Educação Física, Thaís Campbell, além do assessor municipal Marcos Vinícius de Souza. O diretor de Esportes adiantou que o próximo evento para os membros do Programa Ativa Idade será a festa junina, cuja realização acontecerá na segunda quinzena de julho, na Feira da Roça, a exemplo do que vem ocorrendo nos anos anteriores.

Em Bananal, o grupo de Quatis conheceu algumas das construções históricas daquela cidade, entre elas a Fazenda Resgatinho e a Fazenda Boa Vista. A Fazenda Resgatinho produz uma cachaça artesanal, de maneira orgânica e acondicionada em barris vindos de Portugal. Trata-se de uma das mais antigas propriedades rurais da região. Por sua vez, a Fazenda Boa Vista foi cenário para novelas de época da TV Globo, entre elas, “Sinhá Moça”, “Cabocla” e “Um Só Coração”.

Os idosos estiveram também na estação ferroviária de Bananal, cuja fundação remonta ao século XIX, e que nos dias de hoje se destaca como um dos pontos mais concorridos de visitação pelos turistas. Nesta estação se encontra a locomotiva Maria Teresa, outro atrativo da cidade. A igreja matriz de Bom Jesus do Livramento, no Centro de Bananal, também esteve no roteiro do passeio promovido pela Prefeitura de Quatis para os idosos do “Programa Ativa Idade”.