Prefeitura de Quatis

Entre em Contato - Ouvidoria
Assessibilidade

Fanfarra Municipal já reúne 250 estudantes em três escolas Por em 12/06/2018

Retomada este ano, com o investimento de aproximadamente R$ 17 mil pela Prefeitura de Quatis na compra dos instrumentos e os respectivos acessórios, a fanfarra municipal já reúne 250 alunos de três escolas da rede de ensino do Município. São elas: CIEP Municipalizado Marciana Machado De Elias (Nossa Senhora do Rosário), Carlos Campos de Faria (Falcão) e Irmã Elizabete Alves (comunidade quilombola de Santana). Coordenados pelo maestro Jesus José da Costa, os ensaios vêm sendo realizados toda semana, nestas unidades.

A escola com o maior número de alunos inscritos no projeto da fanfarra até agora é o CIEP do bairro Nossa Senhora do Rosário, onde os ensaios são realizados às terças e quartas-feiras, de 9 às 11 horas, e de 13h30m às 15h30m. Cento e oitenta alunos desta instituição se inscreveram para o projeto e vêm participando regularmente dos treinamentos. No começo deste mês, um grupo de estudantes do CIEP fez uma apresentação improvisada pelas ruas situadas nas imediações da escola (foto).

Em Falcão, na Escola Carlos Campos de Faria, os ensaios acontecem toda sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde, reunindo 40 alunos, divididos em duas turmas. Por sua vez, na escola da comunidade quilombola de Santana, o número de alunos que participam do núcleo local da fanfarra chega a 30 estudantes. Nas próximas semanas, a prefeitura vai implantar os núcleos da fanfarra nas Escolas Municipais Anésia Alves de Oliveira (São Joaquim) e Benta Pereira (Joaquim Leite).

- Todos os esforços estão sendo feitos pela nossa administração com o objetivo de promover as primeiras apresentações oficiais da fanfarra ainda este ano, especialmente na festa pela padroeira de Quatis (Nossa Senhora do Rosário), em outubro, e durante as comemorações pelo aniversário da nossa cidade, que transcorre no dia 25 de novembro. Os investimentos na formação cultural e cidadã das crianças, adolescentes e jovens do Município continuarão sendo uma das prioridades da prefeitura, motivo pelo qual planejamos ampliar cada vez mais, e dentro das nossas possibilidades, o número de alunos da fanfarra – declarou o prefeito Bruno de Souza.

Surdos, cornetas, bumbos, repiques, pratos e liras estão entre os instrumentos musicais adquiridos este ano pela Prefeitura de Quatis para a retomada da fanfarra municipal. Através da Secretaria Municipal de Educação, a prefeitura comprou também talabartes (alças para segurar os instrumentos de percussão), baquetas destinadas aos surdos e às caixas de guerra e maçanetas usadas pelos tocadores do bumbo. Outras informações sobre a fanfarra municipal poderão ser obtidas nos próprios locais de ensaio, ou na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que funciona no prédio da prefeitura.