Estrada rural em Joaquim Leite recebe novas manilhas

Por em 10/01/2019

O prefeito Bruno de Souza (MDB) informou que a nova etapa de melhorias na Estrada dos Pinheiros, que fica na comunidade de Joaquim Leite, na região rural do Município, estará concluída nos próximos dias. Os serviços de recuperação desta via estão sendo realizados desde o primeiro dia do ano, por equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural. A Estrada dos Pinheiros faz parte do itinerário pelo qual acontece o escoamento da produção leiteira da cidade.

Nesta quarta-feira à tarde, Bruno acompanhou pessoalmente, por quase três horas, a continuidade dos serviços na estrada. A estrada está recebendo, entre outras melhorias, a colocação de escória, o corte de água (abertura para o escoamento da água da chuva), a recuperação de bueiros e a instalação de novas manilhas (foto). Foram nove manilhas com 80 centímetros de diâmetro colocadas nos dez primeiros dias deste ano para facilitar o fluxo da água e diminuir os riscos de transtornos provocados pelas chuvas.

A atual fase de recuperação da Estrada dos Pinheiros teve início no começo deste mês, em razão da forte chuva ocorrida naquela região, nos primeiros dias de janeiro. Entre os problemas provocados pelas chuvas esteve a queda da cabeceira de uma ponte sobre um córrego que corta a localidade. Por ser ponto de passagem do escoamento da produção agropecuária, a prefeitura priorizou a recuperação desse trecho, assegurando dessa maneira a retomada do transporte do leite.

- Nesta semana, estamos com uma máquina retroescavadeira e um caminhão trabalhando na Estrada dos Pinheiros. Tão logo os serviços na localidade sejam concluídos, estaremos deslocando a frente de serviço para a Estrada da Serra, que também se localiza em Joaquim Leite, visando melhorar as condições de tráfego na via – declarou o prefeito, reafirmando que, só no começo de 2019, a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Município já recuperou estradas nos distritos de Falcão e de São Joaquim, cujas condições de tráfego também foram afetadas pela ocorrência de temporais no final do ano passado.