Estrada na região de Joaquim Leite começa a ser recuperada pela prefeitura

Por em 05/12/2018

Operários da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural iniciaram nesta quarta-feira, 05, mais uma etapa do programa de conservação e manutenção permanente das estradas rurais da cidade. Desta vez, os serviços de melhorias estão sendo realizados na Estrada dos Pinheiros, que se localiza na região de Joaquim de Leite (foto). Há poucos dias, a prefeitura concluiu a recuperação dos trechos mais danificados da estrada responsável pela ligação entre a área urbana de Quatis e o distrito de São Joaquim.

Para as melhorias na Estrada dos Pinheiros, foram mobilizados duas máquinas retroescavadeiras, uma máquina patrol e dois caminhões. A frente de trabalho nesta estrada reúne 11 operários, entre operadores das máquinas, o motorista do caminhão e os servidores que atuam com ferramentas manuais. Entre outros serviços na estrada, a prefeitura vai realizar a colocação de escória nos pontos mais críticos, a limpeza de bueiros e o corte de água (abertura das laterais da estrada visando assegurar o escoamento da água da chuva em direção aos bueiros).

A limpeza de bueiros e o corte de água também foram realizados na estrada Quatis-São Joaquim, totalizando uma extensão de 22 quilômetros atendidos. Oito homens trabalharam nesta estrada, que é considerada uma das vias mais importantes no itinerário através do qual acontece o escoamento da produção agropecuária do Município. A prefeitura fez ainda intervenções recentes nas estradas do Berra Onça (distrito de São Joaquim), Deserto (Falcão) e Bom Retiro.

Destacando novamente a importância da conservação e manutenção das estradas rurais, o prefeito Bruno de Souza (MDB) frisou que “este programa continuará sendo uma prioridade da administração municipal em 2019”.

Ele lembrou que o reforço na frota de máquinas e caminhões mobilizados para as estradas rurais “visa justamente garantir as frentes de obras nas estradas rurais para assegurar principalmente o escoamento da produção agropecuária”. Só neste semestre, foram recuperados estradas em praticamente todas as regiões rurais da cidade, entre elas, Falcão, São Joaquim, Glicério e Santana.

- Recentemente, três máquinas retroescavadeiras e três caminhões foram alugados pela prefeitura pelo período inicial de 12 meses. Com a locação deste maquinário, destinado exclusivamente às estradas rurais, a nossa administração agiliza ainda mais o atendimento aos produtores no que diz respeito às condições de tráfego, especialmente neste período do ano, em que as chuvas acontecem mais regularmente – disse o prefeito Bruno de Souza, reafirmando que, por meio do processo de locação dos equipamentos, todas as despesas ficaram a cargo da empresa contratada, entre elas, reposição de peças, manutenção mecânica, combustíveis e pagamento dos operários e motoristas, “cabendo à prefeitura fiscalizar o cumprimento das normas estabelecidas no contratos e exigir a prestação eficiente dos serviços”.