Espaço da Cultura será construído ao lado da Prefeitura de Quatis

Por em 16/04/2018

O prefeito Bruno de Souza (MDB) – que participou na tarde deste sábado, no auditório da Escola Municipal Maria Helena Rafael De Elias, da 3ª Conferência Municipal da Cultura – anunciou nesta segunda-feira a construção do Espaço da Cultura do Município, cuja obra será entregue à população, inicialmente, em 2020, mas com a possibilidade de ser inaugurada já no próximo ano. O espaço cultural será edificado numa área da própria Prefeitura de Quatis, ao lado do Centro Administrativo do Município, no bairro Bondarowsky, em frente à Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos (foto).

Segundo o projeto anunciado pelo prefeito, o Espaço da Cultura vai ficar no segundo pavimento de um prédio de dois andares, que abrigará, no andar debaixo, o almoxarifado geral da prefeitura. No total, de acordo com cálculos de Bruno de Souza, o prédio terá uma área construída de aproximadamente 2, 8 mil metros quadrados e a construção será realizada com recursos próprios do Município. A obra toda do imóvel está estimada em cerca de R$ 500 mil. O Espaço da Cultura vai ser formado por um salão para apresentações, ensaios e encontros relacionados a este segmento, além de banheiro, sala de administração e palco móvel, entre outras dependências.

- Nossa proposta é ter um espaço próprio do Município para a realização de acontecimentos culturais, entre os quais podemos citar exposições, preferencialmente de artistas da nossa cidade, encenação de peças teatrais, espetáculos de dança, apresentações musicais e conferências, entre tantos outros do gênero. A prefeitura não dispõe hoje de um espaço destinado especificamente à realização destes eventos, daí a nossa determinação em iniciar a obra deste centro cultural o mais rápido possível. Dessa maneira, estaremos demonstrando o nosso comprometimento com a cultura do nosso Município – declarou o prefeito.

A exposição “Museu a Céu Aberto”, que foi promovida pela primeira vez no Dia de Finados do ano passado, através de uma ação conjunta da prefeitura com o CULTUPPHAQ (Conselho Municipal de Cultura, Turismo e Preservação do Patrimônio Histórico e Ambiental de Quatis), será uma das mostras a ser realizado no espaço de cultura planejado. Em 2017, a exposição retratou algumas sepulturas históricas do cemitério principal da cidade. Inicialmente, a exposição aconteceu no próprio cemitério e depois foi transferida para o primeiro andar do prédio da prefeitura.

- O Espaço da Cultura a ser construído ao lado do prédio da prefeitura representa apenas uma das nossas prioridades no sentido de ampliar as áreas destinadas à realização dos eventos culturais. Outra proposta nossa será a implantação de um espaço cultural na estação ferroviária de Quatis, no bairro São Benedito, que hoje se encontra desativada, mas é considerada um patrimônio da nossa cultura e da nossa história. Neste caso, vamos precisar de recursos externos, motivo pelo qual a concretização deste projeto provavelmente acontecerá numa segunda etapa, depois da construção do espaço da cultura próprio do Município – acrescentou o prefeito.

No que se refere ao almoxarifado da Prefeitura de Quatis, que ficará no primeiro andar do prédio onde ficará o Espaço da Cultura, ao lado do Centro Administrativo do Município, Bruno explicou a importância desta obra. O prefeito declarou que o almoxarifado vai centralizar o armazenamento e a distribuição de materiais usados no dia a dia pela maioria das secretarias municipais num só local, ao contrário do que acontece atualmente, quando muitas secretarias tem os seus almoxarifados próprios. O novo almoxarifado vai estar preparado para armazenar, inclusive, ingredientes da merenda escolar.