• Brasão Prefeitura de Quatis
  • Prefeitura
    de Quatis
  • Rua Ana Ferreira de Oliveira, N° 47, Bondarowsky

  • Atendimento:
    08:00 às 17:00

  • Telefone:
    (24) 3353-2918

Menu Principal

Notícias

Esgoto: prefeitura recupera elevatórias e realiza melhorias na tubulação

Por em 12/06/2019

Das nove estações elevatórias de esgoto do Município, quatro já foram recuperadas desde abril, quando começaram as obras de melhorias no sistema coletor de esgoto. Os serviços no sistema estão entre as cinco obras iniciadas pela Prefeitura de Quatis a partir de dezembro do ano passado com recursos próprios (soma das receitas geradas pelos impostos e taxas municipais). A informação foi destacada nesta quarta-feira, dia 12, pelo prefeito Bruno de Souza (MDB), que ressaltou a importância dos investimentos no setor para o desenvolvimento sustentável do Município, especialmente na prevenção de doenças e na preservação do meio ambiente.

        As estações elevatórias já recuperadas se localizam nas regiões dos bairros Mirandópolis, Barrinha e Pilotos. Com os serviços realizados até agora, elas voltaram a funcionar plenamente com a capacidade de receber e lançar 20 por cento do esgoto da cidade em direção à estação de tratamento da Barrinha (foto). Até o começo de agosto, período no qual as melhorias em andamento no sistema coletor estarão concluídas totalmente, a prefeitura vai recuperar as outras cinco estações elevatórias, as quais se situam nas regiões do Centro, Jardim Pollastri, Biquinha, São Benedito e Nossa Senhora do Rosário.

        Para o prefeito Bruno de Souza, “a prioridade estabelecida pela administração na recuperação do sistema coletor de esgoto, cujas obras se encontram em andamento, demonstram a determinação da Prefeitura de Quatis em assegurar as condições voltadas à qualidade de vida da população, principalmente na redução dos riscos de doenças, já que, segundo especialistas na área médica, muitos problemas de saúde são causados pela falta de investimentos em saneamento básico”. Segundo ele, quando as obras estiverem finalizadas, o índice de esgoto tratado em Quatis será de 60 por cento.

        - Este índice de 60 por cento é maior do que o percentual de esgoto tratado, por exemplo, na região sudeste do Brasil, que está próximo de 48 por cento, de acordo com dados extraídos há cerca de dois anos do Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento. Já o percentual relacionado ao esgoto tratado em todo o país é de 42,7 por cento. No meu entendimento, esses dados podem ser considerados um indicativo de que a nossa administração prioriza o saneamento básico entre as ações voltadas ao bem-estar da população – declarou o prefeito, frisando ainda a importância do tratamento de esgoto na preservação dos rios e ribeirões do Município.

             Além da recuperação de quatro das cinco estações elevatórias do Município, já foram feitos reparos em dois quilômetros da tubulação de esgoto do sistema coletor, que se inicia na região do bairro São Benedito e vai até a estação de tratamento da Barrinha, passando pelos bairros Jardim Independência, Nossa Senhora do Rosário, Loteamento Alto Paraíso, Santa Bárbara e Mirandópolis. Outro serviço iniciado dentro das obras de recuperação foi a realização de religações do sistema da coleta de esgoto entre as residências situadas às margens da tubulação e a rede coletora. A previsão é de que sejam feitas cerca de 500 religações.

        As obras de recuperação do sistema de esgoto realizadas pela Prefeitura de Quatis representam investimentos da ordem de R$ 145 mil na área do saneamento básico. Os trabalhos estão sob a responsabilidade da Tet Sul Itatiaia Terraplenagem – EPP, empresa vencedora do processo de licitação realizado pela Prefeitura de Quatis, através da Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, visando contratar a firma encarregada de executar os serviços. Atualmente, quatro operários residentes em Quatis trabalham nesta obra.

        O asfaltamento das ruas do Loteamento Céu Azul, a ampliação da unidade básica de saúde do distrito de Falcão, a operação tapa-buraco e a construção do almoxarifado central, onde serão feitos também um espaço cultural e uma sala multiuso para a comunidade, são as outras obras iniciadas pela Prefeitura de Quatis a partir do final do ano passado. Essas obras estarão concluídas ainda neste segundo semestre.