Laço Azul em conscientização ao Novembro Azul

Entulho: Prefeitura retira mais de uma tonelada e apela de novo para a consciência do cidadão

Por em 12/04/2018

Entre os dias 02 de janeiro e 31 de março deste ano, a Prefeitura de Quatis retirou 1,2 mil toneladas de lixo e entulho das ruas, avenidas e praças da cidade (foto). A informação faz parte do mais recente balanço sobre os serviços de limpeza urbana do Município, que foi divulgado nesta quinta-feira pela Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos. Nos primeiros três meses de 2018, a operação limpeza foi realizada 17 bairros da área urbana e três comunidades da zona rural.

Segundo o relatório da Secretaria de Obras, o bairro Bondarowsky registrou o maior volume de lixo e entulho recolhido no período: 216 toneladas. Em seguida, vieram as seguintes comunidades: Nossa Senhora do Rosário (153 toneladas), Centro (123), Jardim Pollastri (117), Loteamento Boa Vista (78), Água Espalhada (66), Jardim Independência (63), Pilotos, Falcão (60 toneladas, em cada), Mirandópolis (54), Loteamento Alto Paraíso (51), Santo Antônio (42), Estrada Quatis-Amparo (36), São Benedito (30), Joaquim Leite (27), Loteamento Céu Azul (15), Barrinha (12), Lavapés (nove) e o Loteamento Santa Bárbara (três). Foram recolhidas ainda 12 toneladas de entulhos e lixos em pontos diversos da cidade.

O trabalho de limpeza das vias públicas de Quatis acontece diariamente, de segunda a sexta-feira, iniciando-se às 7h30m e terminando às 17 horas, por 32 operários, que normalmente atuam com o auxílio de três caminhões, uma máquina retroescavadeira e ferramentas manuais, como pás e enxadas.

Só na retirada de entulho são mobilizados todos os dias sete trabalhadores, sendo um operador da máquina retroescavadeira, três motoristas e um operador. Já o trabalho de capina, roçada e varrição é feito por 25 funcionários, entre servidores da própria Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos e empregados da empresa contratada para atuar na área de limpeza urbana.

- A Prefeitura de Quatis vem fazendo sua parte quando o assunto é manter a cidade limpa. Mas os números mostram que, apesar dos constantes chamados feitos pela nossa administração visando conscientizar os moradores sobre a importância de manter o Município livre de lixo e entulho nas vias públicas, a quantidade de detrito recolhida das ruas não vem diminuindo - declarou o prefeito Bruno de Souza (MDB), ao comentar o relatório sobre a limpeza urbana, divulgado pela Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos.

Bruno lembrou que, entre janeiro e maio do ano passado, por exemplo, a média mensal de entulho recolhida ficou em aproximadamente 354 toneladas. E de janeiro a março deste ano, esse número chegou a quase 405 toneladas. Os tipos mais comuns de entulho recolhidos pelos funcionários da Prefeitura de Quatis nas vias da cidade são restos de obras, galhos de árvores e móveis velhos.