Prefeitura de Quatis

Menu Auxiliar
Página Principal
Mapa do Site
Entre em Contato - Ouvidoria
Assessibilidade

SIGA-NOS

Twiter Facebook

Notícias

Em apenas 2 dias, Exército realiza 458 procedimentos médicos e odontológicos em Quatis Por em 13/11/2017

Previsto inicialmente para alcançar cerca de 200 procedimentos, os atendimentos médicos e odontológicos realizados neste fim de semana na cidade por profissionais de saúde do Exército superaram as expectativas e totalizaram o número recorde de 458 atendimentos. 

     Os atendimentos, que foram prestados por 12 médicos, cinco dentistas, dois farmacêuticos e seis técnicos de enfermagem da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras), representaram a contrapartida à autorização concedida pelo prefeito Bruno de Souza (PMDB) para que os militares realizassem exercícios de manobras em Quatis a partir da sexta-feira passada. Na foto, a equipe de profissionais de saúde do Exército na Clínica da Família.

        As consultas médicas e com dentistas aconteceram sábado e domingo, na Clínica da Família (área urbana) e no posto de saúde do distrito de Falcão (área rural). Na Clínica da Família, a Secretaria Municipal de Saúde registrou 242 procedimentos no primeiro dia e 120 no segundo, enquanto na unidade de Falcão foram registradas 96 consultas. No caso dos pacientes que saíram do atendimento com pedidos de exames para serem feitos, estes procedimentos serão agora providenciados pela própria Secretaria de Saúde, em suas unidades próprias, ou nas unidades conveniadas.

        - A parceria da prefeitura com a AMAN visando à realização dos exercícios de manobras em Quatis tornou realidade serviços importantes para a própria população. O atendimento médico especializado agilizou a consulta inicial no que diz respeito aos pacientes que estavam relacionados pelos agentes comunitários de saúde para se consultarem com os especialistas. Além da oferta de médicos, dentistas e outros profissionais de ensino, o Exército disponibilizou a apresentação da Banda da Escola de Sargentos de Logística, que se apresentou na manhã de sábado, na Praça Teixeira Brandão e na praça da igreja matriz – declarou o prefeito Bruno de Souza.

        Os atendimentos médicos prestados através desta parceria foram nas áreas de pediatria, cardiologia, ginecologia, clínica geral, ortopedia, alergia, otorrinolaringologia, nefrologia, neurologia e dermatologista, além da assistência oferecida por profissionais de odontologia e de enfermagem. Bruno de Souza explicou que inicialmente o atendimento na Clínica da Família ocorreria apenas no sábado, mas posteriormente os próprios profissionais de saúde da AMAN constataram a viabilidade de estender também as consultas para o domingo.

        Os exercícios de manobras do Exército em Quatis começaram na sexta-feira e prosseguem pelo menos até o próximo domingo. Mais de 500 cadetes e militares, das armas de cavalaria e infantaria. A Praça Teixeira Brandão; as imediações do pórtico de acesso à cidade para quem vem da Via Dutra; o CIEP Municipalizado Marciana Machado D`Elias Nossa Senhora do Rosário e a academia de saúde, ambos situados no bairro Nossa Senhora do Rosário; a estação de tratamento de água do bairro Bondarowsky; e os antigos galpões da CBPO (Companhia Brasileira de Projetos e Obras) estão entre as dependências e os logradouros utilizados como bases fixas durante a realização das manobras.