Educação infantil reúne maior número de matrículas na rede municipal

Por em 12/08/2019

Um levantamento elaborado pela Secretaria Municipal de Educação, com base em dados relacionados ao mês de julho, mostra que, atualmente, a rede de ensino público do Município atende 2.325 estudantes, entre crianças matriculadas nas duas creches e alunos das dez escolas da prefeitura. De todas as etapas do ensino disponibilizado pela Secretaria de Educação, a fase de educação infantil reúne o maior número de matrículas: 685, no total.

Já entre todas as unidades de ensino, o CIEP Municipalizado Marciana Machado De Elias (Nossa Senhora do Rosário) continua ocupando a primeira colocação em número de alunos. São 769 crianças, adolescentes e jovens que estudam na unidade. A grande maioria dos alunos de toda a rede municipal de ensino está matriculada nas unidades de ensino da zona urbana. São 2.120 matrículas contra 205 das quatro escolas situadas na área rural.

Depois da educação infantil, as outras fases do ensino escolar municipal contam com os seguintes números de estudantes: quarto ao sexto ano da educação fundamental (591 alunos); círculo básico de alfabetização do ensino fundamental – primeiro, segundo e terceiro ano (492); sétimo ao nono ano do ensino fundamental (474); EJA – Educação de Jovens e Adultos (73 estudantes) e ensino médio (dez estudantes).

A educação infantil é formada pelas etapas do berçário, maternal I, maternal II, maternal III, pré-escolar I e pré-escolar II. Já o ensino médio, cuja responsabilidade constitucional pertence ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, existe na rede municipal em apenas uma unidade de ensino: a Escola Municipal Anésia Alves de Oliveira (distrito de São Joaquim).

Do quarto ao nono ano do ensino fundamental se encontram matriculados 223 alunos (quarto ano), 188 (quinto ano), 180 (sexto ano), 170 (sétimo ano e oitavo ano), além de 134 estudantes (nono ano). Os três anos do CBA (Círculo Básico de Alfabetização) reúnem 214 alunos (terceiro), 153 (primeiro) e 125 estudantes (segundo).

Com o maior número de estudantes da rede de ensino da Prefeitura de Quatis, o CIEP Municipalizado Marciana Machado De Elias é seguido pela Escola Municipal Maria Helena Machado De Elias (Centro), cujo número atual de alunos chega a 306.

Em seguida, vêm as escolas Julieta Sampaio, que se localiza também no Centro (277 alunos); Henry Nestlé – São Benedito (196); Edméa Dulce de Barros Franco – Jardim Independência (176); Victória dos Prazeres e Valeriano – Jardim Pollastri (159); Carlos Campos de Faria – Falcão (96); Pessoa de Barros – Centro (73); Anésia Alves de Oliveira – São Joaquim (62); Irmã Elisabete Alves – comunidade quilombola de Santana (34); e Benta Pereira – Joaquim Leite (13). As creches municipais professora Conceição Vieira Aparecida Pena (Jardim Pollastri) e professora Adriana de Souza (Loteamento Santa Bárbara) atendem, respectivamente, 85 e 79 crianças.