Laço Rosa em conscientização ao Outubro Rosa

Educação de Quatis em números: 2.177 alunos nas escolas e 188 crianças nas creches

Por em 08/08/2018

Um levantamento da Secretaria Municipal de Educação, concluído na semana passada, após o fim do recesso escolar de julho, mostra que, atualmente, 2.365 alunos estão matriculados nas 13 escolas da rede de ensino público do Município. Deste total, 2.177 são alunos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio. Já o restante é atendido nas duas creches municipais: 188 crianças.

Entre as escolas municipais, o CIEP Municipalizado Marciana Machado D`Elias (bairro Nossa Senhora do Rosário) reúne o maior número de estudantes matriculados, ou seja, 787 estudantes, seguido pelas seguintes unidades escolares: Maria Helena Rafael D`Elias (317 alunos), Julieta Pereira Sampaio (275), ambas situadas no Centro de Quatis; Henry Nestlé – São Benedito (203); Edméa Dulce de Barros Franco – Jardim Independência (164); Victória Maria Prazeres e Valeriano – Jardim Pollastri (157); Carlos Campos de Faria – Falcão (98); Pessoa de Barros (66); Anésia Alves de Oliveira – São Joaquim (64); Quilombola Irmã Elizabete Alves – Santana (31) e Benta Pereira – Joaquim Leite (15). Na foto, a escola Julieta Sampaio.

Já as creches municipais professora Adriana Maria de Souza (Loteamento Santa Bárbara) e professora Conceição Aparecida (bairro Jardim Pollastri) atendem 99 e 89 crianças, respectivamente. Das 13 unidades de ensino da Prefeitura de Quatis, nove se localizam na zona urbana e quatro na área rural.

Em Quatis, o ensino público oferecido à população pela Prefeitura de Quatis é dividido nas seguintes fases e períodos: educação infantil (berçário; maternal I, II e III; pré-escola I e II); ensino fundamental (ciclo básico de alfabetização do primeiro ao terceiro ano; anos iniciais, quarto e quinto ano; e anos finais, sexto ao nono ano); ensino médio (primeiro ao terceiro ano); e educação de jovens e adultos, cujas aulas acontecem na Escola Municipal Pessoa de Barros, no Centro da cidade.

Com relação ao número total de alunos e crianças matriculados na rede, a grande maioria estuda nas escolas e creches urbanas (2.319), enquanto 46 estudantes se encontram matriculados nas escolas rurais. A fase de educação infantil tem a maior quantidade de estudantes matriculados: 698. Em seguida, vêm as seguidas etapas: ensino fundamental, do quarto ao sexto ano (561 estudantes); ensino fundamental – ciclo básico de alfabetização (545); ensino fundamental, do sétimo ao nono ano (484); Educação de Jovens e Adultos – Ensino Fundamental (66) e ensino médio (11).

A única escola municipal que oferece o ensino médio é a escola do distrito de São Joaquim (Anésia Alves de Oliveira). O Município conta com outra escola de ensino médio, o Colégio estadual Américo Pimenta (Centro), que pertence ao Governo do Estado do Rio de Janeiro.