Dois repasses em uma semana: prefeitura transfere R$ 328 mil em recursos municipais para hospital

Por em 14/08/2019

Confirmando a informação divulgada na semana passada pela Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Quatis repassou nesta quarta-feira, dia 14, mais cerca de R$ 328 mil em recursos municipais à APAMIQ (Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Quatis). A entidade é mantenedora do Hospital São Lucas (foto) Os recursos municipais, que são repassados todo mês pela prefeitura, garantem o atendimento médico prestado à população de Quatis, via SUS (Sistema Único de Saúde), nas áreas de pronto-socorro e tratamento com médicos especializados.

Na semana passada, o Hospital São Lucas já tinha recebido R$ 566 mil transferidos através da prefeitura. A maioria dos repasses realizados na quinta-feira, 08 de agosto, foi correspondente aos oito meses dos recursos provenientes do PAHI (Programa de Apoio aos Hospitais do Interior), cujas transferências por parte do Governo do Estado do Rio de Janeiro, estavam atrasadas.

Lembrando que os repasses mensais de recursos próprios do Município são aplicados em grande parte das despesas do hospital, o prefeito Bruno de Souza (MDB) frisou que as transferências das verbas da prefeitura feitas todo mês estão em dia. Em média, o valor da verba municipal repassado à unidade hospitalar fica em torno de R$ 300 mil a cada período de 30 dias. A transferência de verba própria feita hoje corresponde ao mês de agosto. Os repasses do PAHI e do SUS complementam a receita do hospital.

Números divulgados recentemente pela Secretaria Municipal de Saúde indicam uma média mensal de dez mil procedimentos feitos pelo Hospital São Lucas à população de Quatis, entre consultas, exames, cirurgias e internações. Só no período de janeiro a abril deste ano, por exemplo, a quantidade de consultas, atendimentos e acompanhamentos prestados aos pacientes ficou acima de 21 mil, enquanto quase 15 mil exames clínicos foram realizados pelo São Lucas por meio da rede pública. Recursos municipais também são aplicados no pagamento do laboratório contratado para realizar estes exames no hospital.