Direitos da Mulher: ações educativas chegam a mais três comunidades rurais

Por em 14/03/2019

Dando continuidade à programação especial pela passagem do Dia Internacional da Mulher (08 de março), que está sendo realizada ao longo deste mês, a Prefeitura de Quatis, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, levará as ações educativas pela garantia dos direitos e o fim da violência contra a mulher para mais três localidades rurais da cidade. São elas: distrito de Falcão, comunidade de Joaquim Leite (foto) e assentamento de trabalhadores rurais irmã Dorothy. As atividades relacionadas ao Dia Internacional da Mulher em Quatis começaram na sexta-feira da semana passada, e vão até o próximo dia 28.

No assentamento irmã Dorothy, as ações educativas vão acontecer na próxima quarta-feira, 20 de março, às 9 horas. Já em Joaquim Leite e no distrito de Falcão, as atividades serão realizadas na quarta-feira da semana seguinte, 27 de março, às 10h30m e às 14 horas, respectivamente, na Escola Municipal Benta Pereira (Joaquim Leite) e no galpão da dona Isaura (Falcão). Outras duas comunidades rurais também receberão as ações educativas em defesa da mulher, sendo uma delas, o distrito de São Joaquim e a outra, a comunidade quilombola de Santana. Os dias, horários e locais de realização das atividades em Santana e São Joaquim ainda vão ser divulgados.

No caso da programação em todas estas cinco comunidades, as atividades pelo fim da violência contra a mulher são provenientes de uma parceria do CRAS do Centro (Centro de Referência de Assistência Social) e do CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social). Os canais para o recebimento de denúncias relacionadas à violência contra a mulher e os direitos estabelecidos em lei para a população feminina do Brasil estão entre as orientações que vão ser transmitidas às moradoras destas comunidades pelos profissionais das duas unidades.

Os números preocupantes a respeito de agressões e assassinatos de mulheres no país ao longo dos últimos dois anos levaram a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos a priorizar este ano o enfrentamento desta questão nas atividades organizadas pela Prefeitura de Quatis durante o mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Só na semana passada, foram promovidas duas campanhas educativas, uma delas na comunidade de Santana e a outra na Praça Teixeira Brandão. Nesta quinta-feira, dia 14, ocorreu uma roda de conversa direcionada às mulheres atendidas pelos programas sociais da unidade do CRAS do Jardim Independência.