Dia do Livro será comemorado em Quatis com atividades para alunos da Educação Infantil

Por em 12/04/2018

Instituído pelo Governo Federal há 16 anos, através da lei número 10.402/2002, o Dia Nacional do Livro Infantil transcorre anualmente na data de 18 de abril (quarta-feira da próxima semana), mas em Quatis as comemorações serão antecipadas para este sábado, 14 de abril, de 9 às 11 horas, na Praça Getúlio Vargas, a praça da igreja matriz de Nossa Senhora do Rosário. Nesta data, local e horário, a Prefeitura de Quatis, através da Secretaria Municipal de Educação, vai promover o evento “Ser Criança”, em parceria com o Núcleo da Aliança Pela Infância – unidade de Resende.

O Núcleo da Aliança pela Infância é uma entidade não governamental, presente em várias regiões do país, e formada por profissionais de várias áreas, que trabalham em ações voltadas às crianças. O evento deste sábado em Quatis contará com as participações das crianças das duas creches municipais, uma delas localizada no bairro Jardim Pollastri, e a outra no Loteamento Santa Bárbara, além de alunos da educação infantil das seguintes escolas da prefeitura: Victória Maria dos Prazeres (Jardim Pollastri), Edméa Dulce Barros Franco (Jardim Independência), Carlos Campos de Faria (Falcão), Anésia Alves de Oliveira (São Joaquim), Benta Pereira (Joaquim Leite) e Irmã Elizabeth Alves (comunidade quilombola de Santana).

Segundo a secretária de Educação do Município, professora Alessandra de Almeida, a programação em Quatis  prevê roda de leitura, encenação de peça teatral, “contação” de história, teatro de fantoche e doação de livros de literatura infantil. Alessandra lembra que o Dia Nacional do Livro Infantil é uma homenagem ao escritor Monteiro Lobato, que nasceu nesta data, em 1882, na cidade paulista de Taubaté, sendo considerado até hoje o nome principal da literatura infantil brasileira.

- Com realização das atividades na Praça Getúlio Vargas, estaremos oferecendo às crianças matriculadas na educação infantil da rede municipal de ensino a oportunidade no sentido de que elas se se aproximem da obra de Monteiro Lobato – disse a secretária, lembrando que o escritor faleceu com 66 anos de idade.

Criador de vários personagens infantis que motivaram o surgimento do “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, uma das referências na televisão brasileira para o público infantil, o escritor escreveu vários livros relacionados a este segmento, entre eles, os seguintes: “A menina do Narizinho arrebitado”, “Viagem ao Céu e o Saci”, “Memórias da Emília e Peter Pan”, “Histórias de tia Nastácia”, “O Pica-Pau amarelo”, “Fábulas” e o “Poço do Visconde”. Entre os personagens do Sítio do Pica-Pau amarelo criados por Monteiro Lobato, estão Pedrinho, Visconde de Sabugosa, Dona Benta, Barnabé e Cuca.