Prefeitura de Quatis

Entre em Contato - Ouvidoria
Assessibilidade

Twiter Facebook

Dengue: Secretaria de Saúde destaca medidas que devem ser tomadas no dia a dia Por em 05/12/2017

A Secretaria Municipal de Saúde reafirmou nesta terça-feira os cuidados que a população precisa ter para reduzir a possibilidade do aparecimento de focos do Aedes aegypti. De acordo com a coordenadora de Vigilância Sanitária do Município, Marta da Silva, “o trabalho de prevenção contra a dengue não representa uma atribuição apenas do poder público, mas também dos moradores e de todos os segmentos organizados da sociedade”. Na foto, uma ação educativa contra a dengue realizada este ano na Praça Teixeira Brandão (Centro).

As orientações principais divulgadas pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Quatis foram as seguintes:

*Não deixe acúmulo de água. A água da chuva pode se  acumular em garrafas, pneus, ou qualquer outro reservatório. Após os períodos de chuva, verifique se não ficou água acumulada em algum local.

*Ponha areia nos vasos das plantas. Em vez de usar água para as plantas, use areia ou pó de café nos pires dos vasos e, então, coloque água. A água contida é suficiente para manter as plantas vivas, mas sem ser um ponto de depósito dos ovos do mosquito da dengue.

*Faça furos nos pneus velhos. Os furos permitem que a água acumulada escorra, não ficando parada e, assim, evitando que o mosquito se reproduza.

*Cuidado com a caixa d’água. A caixa d’água é um excelente reservatório para os ovos da dengue. Mantenha-a sempre fechada e a limpe frequentemente com produtos especializados para a limpeza de caixas. Isso também vale para poços, cisternas e caçambas.

*Remova folhas e galhos das calhas. Esses objetos, assim como outros (flores e pedaços de garrafa) impedem que a água escorre e então, se acumula. Verifique semanalmente o estado de calhas, canos e ralos.

*Evite cultivar plantas aquáticas. Durante o pico da dengue, plante outros tipos de planta.

*Mantenha latas e garrafas emborcadas para baixo. Isso evita que a água da chuva se acumule e fique parada por muito tempo. O ideal é jogar garrafas, latas e latões fora ou não deixá-los expostos.

*Use telas protetoras. A tela protetora evita que os mosquitos entrem na sua casa, mas não impedem que ele se reproduza. O uso de telas e tecidos nas janelas é uma medida complementar e deve ser associada às outras práticas para evitar a reprodução do Aedes.

*Cuide das piscinas. As piscinas são normalmente difíceis de tratar por que possuem um volume grande de água. Se você não a está utilizando, cubra-a com uma lona. Trate a água da piscina com cloro e outros desinfetantes de água.

*Preste atenção ao lixo. Muitas pessoas pensam que os lixos, por acumularem água suja, não apresentam perigo à dengue. Mas a verdade é que se há água acumulada, há a possibilidade de reprodução do mosquito. Para isso, vede os sacos de lixo e não os deixe expostos.