Curso para operador de trator agrícola acontece em Quatis com o apoio da prefeitura

Por em 07/12/2018

Através de uma parceria da Prefeitura de Quatis com a Cooperativa Agropecuária do Município e o Sindicato Rural de Barra Mansa, começou nesta quarta-feira, dia 05, e vai até este domingo, dia 09 de dezembro, o curso sobre operação e manutenção de máquinas agrícolas. As aulas teóricas e práticas (foto) estão sendo realizadas no Sítio Alegrete, que fica no começo da estrada de acesso ao distrito de São Joaquim, nas proximidades do bairro Água Espalhada. O curso está sendo ministrado por instrutores do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

O curso está sendo considerada uma das primeiras ações provenientes do termo de cessão de uso de bens móveis, assinado na manhã do sábado passado, dia 01º, entre a Prefeitura de Quatis e a cooperativa agropecuária deste município. Através da assinatura deste termo, a administração municipal cedeu um trator agrícola zero quilômetro para a cooperativa, que vai coordenar a utilização do equipamento cedido entre os produtores rurais da cidade, independente de serem cooperados ou não.

Doado à prefeitura pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário, através de gestões em Brasília coordenadas pelo deputado federal reeleito Áureo (Solidariedade), o trator repassado à cooperativa está sendo usado durante as aulas práticas do curso. Dezoito produtores e trabalhadores rurais participam do aprendizado iniciado nesta semana, na cidade. O prefeito Bruno de Souza (MDB) destaca a importância da iniciativa como “mais uma ação concreta visando promover o incremento da atividade agrícola do Município”.

- Toda e qualquer ação visando o incremento da atividade agropecuária em Quatis terá o apoio da nossa administração, dentro das medidas realizadas desde o nosso primeiro mandato à frente da prefeitura a favor do homem do campo e da sua família. O curso para operação e manutenção de máquinas agrícolas é uma das iniciativas neste sentido. Com a cessão do trator zero quilômetro à Cooperativa Agropecuária do nosso Município, a nossa administração amplia ainda mais sua assistência ao homem do campo, que acontece não apenas por meio da manutenção de estradas, mas também mediante outras ações a favor dos produtores rurais – disse o prefeito.

Segundo o presidente da Cooperativa Agropecuária de Quatis, Jairo Carvalho, produtores e trabalhadores rurais de várias localidades da cidade participam do curso desta semana no Sítio Alegrete, entre elas, Joaquim Leite, Bom Retiro e Glicério. Em razão do número de inscritos para o curso ter sido limitado pelo SENAR, a cooperativa estuda a possibilidade de promover outros treinamentos para novas turmas em Quatis.

Entre os módulos do curso em andamento, estão os seguintes: apresentação do painel de instrumentos e comandos operacionais; utilização de marcha, de grupo e rotação do motor; segurança no trabalho; código de trânsito brasileiro; identificação de componentes do trator, sistema de filtragem de ar, combustíveis, lubrificação, refrigeração e elétrico; sistema de direção hidráulica e de tomada de força; operação com arado de disco reversível; operação para roçadeiras; operação com grade de disco, além de acoplamento e regulagem de implementos agrícolas.