• Brasão Prefeitura de Quatis
  • Prefeitura
    de Quatis
    Laço Azul em conscientização ao Novembro Azul
Menu Principal

Notícias

Cultura: filmes serão exibidos na Praça Teixeira Brandão

Por em 12/07/2018

Palco histórico dos acontecimentos culturais, sociais e políticos de Quatis, a Praça Teixeira Brandão (foto), no Centro da cidade, vai receber na próxima semana o projeto Cinema na Praça, através de uma parceria da prefeitura, via Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com o Instituto Dagaz, uma associação civil, cuja sede fica na cidade de Volta Redonda. O projeto prevê a exibição em Quatis de filmes ao ar livre, nos dias 18, 19, 20 e 21 de julho, sempre a partir das 19 horas. Duzentas cadeiras vão ser colocadas no logradouro para abrigar o público.

        A titular da Secretaria de Cultura e Turismo do Município, Rosina Porto, explica que “a iniciativa visa garantir o acesso da população a um dos mais importantes atrativos culturais do Brasil, que é o cinema”. Para organizar o evento, Rosina disse que o projeto terá o apoio de três outros secretarias municipais. São elas: Educação; Assistência Social e Direitos Humanos, além da pasta de Esportes e Lazer.

Moradores de Quatis inscritos nos programas relacionadas à terceira idade, nos projetos esportivos e de lazer, e nas iniciativas desenvolvidas pela Secretaria de Assistência Social vão assistir à exibição dos filmes, “mas o Cinema na Praça será aberto a todo e qualquer cidadão de Quatis”.

- A administração municipal vem incentivando cada vez mais a realização de projetos no sentido de assegurar a cultura enquanto também um direito básico da população. Temos o projeto de dança de salão; o “Música para Todos”; a fanfarra municipal, que realizou sua primeira apresentação oficial nesta semana; e estamos com inscrições abertas para a Companhia Municipal de Dança Livre, cujas aulas começarão em breve. Por meio desta parceria com o Instituto Dagaz para o Cinema na Praça, que será realizado na próxima semana, estamos ampliando as ações no sentido de oferecer alternativas diversificadas de cultura para os moradores de Quatis – declarou Rosina.

No dia 18 de julho, ou seja, na próxima quarta-feira, o filme previsto para ser exibido dentro do projeto “Cinema na Praça”, será “Hey Arnold”, que conta a história de um homem, cujo bairro aonde reside fica ameaçado de ser destruído para dar lugar à construção de um shopping center. Ele então se une aos seus amigos e até mesmo a uma mulher inimiga para evitar que isso aconteça.

 Já na quinta-feira, dia 19, será a vez do filme “5 vezes favela”. Esta produção é dividida em cinco filmes com duração de 20 minutos cada, denominados “Escola de Samba Alegria de Viver”, “Couro de Gato”, “Pedreira de São Diego”, “Um favelado” e “Zé da Cachorra”. Todos estes filmes narram o dia a dia de personagens reais da favela Pedreira de São Diego.

Na sexta-feira, 20, o projeto “Cinema na Praça” continua em Quatis com a exibição de “Reencontro”, o filme cujo personagem principal é um escritor com problemas de alcoolismo. Ele se muda para uma pequena cidade, vira uma celebridade, mas decide permanecer recluso, até que conhece sua vizinha, mãe solteira com três filhas, por quem se apaixona.

O encerramento do projeto na Praça Teixeira Brandão acontecerá no sábado da próxima semana, dia 21 de julho, por meio da apresentação de documentos da 11ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos.

A mostra destaca diversos temas, entre eles, a identidade de gênero e a diversidade sexual; o direito à alimentação com qualidade; o racismo; a religiosidade; e a luta do povo indígena. Dois filmes vão ser exibidos durante a mostra. Um deles, “Anjo Azul”, abordará o cotidiano de uma criança autista. Denominada “Cartão Vermelho”, a outra produção vai contar a história de uma menina que gosta de jogar futebol com os meninos.