• Brasão Prefeitura de Quatis
  • Prefeitura
    de Quatis
  • Rua Ana Ferreira de Oliveira, N° 47, Bondarowsky

  • Atendimento:
    08:00 às 17:00

  • Telefone:
    (24) 3353-2918

Menu Principal

Notícias

Corporação musical Nossa Senhora do Rosário se apresenta em Quatis, Resende e Passa Vinte

Por em 07/12/2018

Formada atualmente por 53 componentes, na faixa etária de sete a 77 anos de idade, a Corporação Musical de Nossa Senhora do Rosário (foto), uma das referências mais importantes da cultura em Quatis, vai se apresentar em pelo menos três cidades da região neste mês de dezembro. No Município de Quatis, a banda, que está comemorando 50 anos de existência em 2018, vai realizar a cantata natalina no sábado da próxima semana, dia 15 de dezembro, a partir das 20 horas, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, no Centro da cidade.

        Antes, porém, a corporação se apresentará em outros dois municípios. Neste sábado, dia 08, às 18 horas, os músicos vão tocar em Resende, durante as celebrações religiosas pelo dia da padroeira daquela cidade, Nossa Senhora da Conceição. As apresentações acontecerão na igreja matriz. Já no domingo seguinte, dia 09, a corporação vai participar da inauguração de uma praça no município mineiro de Passa Vinte, a partir das 10h30m. A agenda de apresentações no mês será encerrada no dia 23 de dezembro, a partir das 11 horas, na Feira da Roça, que acontece todo segundo e quarto domingo do mês, no bairro Jardim Pollastri, na área central de Quatis.

        O prefeito Bruno de Souza (MDB) reafirmou o apoio da administração municipal à preservação da Corporação Musical Nossa Senhora do Rosário, “em reconhecimento à importância da banda enquanto uma das manifestações históricas da cultura e dos costumes de Quatis”.

No primeiro semestre deste ano, através de um convênio assinado com a prefeitura, via Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a corporação passou a receber um apoio financeiro todo mês no valor de R$ 3.500,00. Os recursos são aplicados na manutenção dos instrumentos e na formação de novos músicos. Além do prefeito, participaram do ato de assinatura do convênio, no Centro Administrativo do Município, a secretaria de Cultura e Turismo da prefeitura, Rosina Porto, e o presidente da corporação, Rômulo Ferreira de Carvalho.

        - O novo convênio da Prefeitura de Quatis com a Corporação Musical Nossa Senhora do Rosário representa um reconhecimento importante da nossa administração à sua importância histórica, não só para a nossa cidade, mas também no caso de outros municípios da região. Tanto é que os músicos da banda vão se apresentar em dezembro também nas cidades de Passa Vinte e Resende. A melhor definição para a corporação é a seguinte: a Corporação Musical Nossa Senhora do Rosário significa um patrimônio da população quatiense, motivo pelo qual deve ser permanentemente valorizada. Pelo poder público, e por todo o povo de Quatis – declarou o prefeito.

        Entre os instrumentos da Corporação Nossa Senhora do Rosário, estão clarinetes, saxofones, trompetes, tubas e bombardinos.

Outra contrapartida da corporação ao convênio assinado com a prefeitura é a apresentação em eventos populares da cidade. Durante as comemorações pelo aniversário de Quatis, transcorridas no dia 25 de novembro, por exemplo, a corporação fez uma apresentação especial na Praça Teixeira Brandão. Já na inauguração da Praça dos Direitos Humanos Jonas Lima Nunes, que foi entregue oficialmente aos moradores de Quatis pelo prefeito Bruno de Souza, na manhã do sábado passado, dia 01º, o grupo de pífaros da corporação se apresentou às autoridades, servidores públicos e moradores presentes à cerimônia.