Prefeitura de Quatis

Entre em Contato - Ouvidoria
Assessibilidade

Conferência de Cultura acontece neste sábado em Quatis Por em 12/04/2018

Com o tema principal “A cultura como vetor de desenvolvimento social e econômico em Quatis, no estado do Rio de Janeiro e no Brasil”, acontece neste sábado, dia 14 de abril, de 13 às 18 horas, a 3ª Conferência Municipal de Cultura. O encontro será realizado no auditório da Escola Municipal Maria Helena Rafael D`Elias (Centro). A corporação musical Nossa Senhora do Rosário (foto) é uma das manifestações culturais mais tradicionais da cidade.

Outros subtemas previstos para a conferência são os seguintes: “Economia da cultura e novas tecnologias”, “Infraestrutura cultural, integração e desenvolvimento”, “Cultura e sustentabilidade”, “Democracia, cidadania e diversidade”, “Política cultural, gestão e capacitação” e “Preservação e salvaguarda do patrimônio cultural”, além da consolidação do sistema de cultura do Município.

Promovida pela Prefeitura de Quatis, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o CULTUPPHAQ (Conselho Municipal de Turismo e Preservação do Patrimônio Histórico e Ambiental de Quatis), a programação da conferência deste sábado prevê discussões temáticas, plenária para votação das propostas apresentadas durante o encontro, eleição dos delegados que vão representar a cidade na conferência estadual e duas palestras, uma proferida pela presidente do Fórum Regional de Cultura da região do Médio Paraíba, e Marinez Fernandez, representante no Conselho estadual de Cultura das 12 cidades do Médio Paraíba.

A Conferência Municipal de Cultura em Quatis contará com as presenças do prefeito Bruno de Souza (MDB); da secretária municipal de Cultura e Turismo, Rosina Porto, além da presidente do CULTUPPHAQ, professora Helena Fabiano Teixeira Leite, entre outras autoridades, representantes de segmentos organizados da sociedade quatiense e convidados. Rosina Porto lembra que “o encontro também é aberto à participação de todo e qualquer cidadão interessado no debate, definição e realização de propostas voltadas à preservação das tradições e costumes da cidade, bem como de novas ações na área cultural”.

- O nosso Município tem um rico acervo cultural, que deve ser preservado e incrementado como forma de conservar e garantir a identidade cultural do nosso povo, daí a importância do comparecimento da população ao encontro deste sábado. A conferência significa que as portas estarão abertas para que o cidadão participe dos debates com esses objetivos e ajude o poder público a construir novas propostas voltadas à valorização cultural da nossa cidade – declarou Rosina, acrescentando que “a participação popular nas ações voltadas ao futuro do Município é de fundamental importância”.

De acordo com a secretária municipal de Cultura e Turismo, quanto à implantação do Sistema Municipal de Cultura, o prefeito Bruno de Souza já dispõe de um esboço do projeto de lei relacionado ao tema, visando o debate com segmentos interessados, e à efetiva criação, “mediante o cumprimento de todos os procedimentos necessários”. Entre outros pontos positivos da existência do Sistema Municipal de Cultura, estão a realização de ações conjuntas com o Governo do Estado do Rio de Janeiro e o Governo Federal; a liberação de recursos do Ministério da Cultura para investimentos no setor em Quatis; e a continuidade de políticas públicas culturais, independente da alternância de governos.

- Quatis já têm três segmentos necessários para a implantação do Sistema Municipal de Cultura. São eles: conselho, plano e fundo, todos no âmbito do Município. Com isso, estamos bem próximos de efetivar a criação do sistema, aprimorando dessa maneira as iniciativas culturais já existentes e implantando novas ações voltadas ao incremento do setor – concluiu Rosina Porto.