Chuva: abastecimento de água é reforçado em escolas municipais

Por em 21/03/2019

A Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos começou a reforçar na tarde desta quarta-feira o abastecimento de água nas Escolas Municipais Maria Helena Rafael De Elias – foto (Centro) e Victória dos Prazeres (Jardim Pollastri). A medida foi adotada devido à interrupção da captação, tratamento e distribuição de água causada na noite anterior pela falta de energia elétrica na cidade em decorrência da chuva. Com a falta de luz, o funcionamento do sistema de água potável ficou interrompido por cinco horas, diminuindo dessa maneira o volume de água nos reservatórios destas duas unidades de ensino.

Segundo o titular da Secretaria de Obras, César Salazar, o funcionamento do sistema de tratamento de água deverá estar totalmente normalizado nesta sexta-feira, dia 22 de março. A água  voltou ontem mesmo a ser captada dos mananciais que abastecem a cidade e a estação de tratamento já está sendo operada dentro da normalidade. Ele enfatizou que, sem energia elétrica, não há como as etapas de captação, tratamento e distribuição aos imóveis do Município serem realizadas:

- Entre a noite de terça-feira e a madrugada de quarta-feira, faltou luz em Quatis por aproximadamente cinco horas, período em que, por causa deste problema, não tivemos condições de operar o sistema de água. Agora, estamos na fase de recuperação do tempo perdido por causa da interrupção do fornecimento de luz e acreditamos que a normalização acontecerá até amanhã (sexta-feira) – afirmou César Salazar.

Eventuais falhas no abastecimento de água estão sendo atendidas pela prefeitura com o abastecimento através de caminhão pipa. No começo da manhã desta quinta-feira, dez solicitações já tinham sido atendidas, provenientes dos bairros Bondarowsky, Alto Paraíso, Boa Vista e Jardim Independência. Os pedidos de abastecimento através do caminhão pipa podem ser feitos pelo telefone 999857253 (24 horas).

ESTRADAS RURAIS – O trabalho de recuperação dos trechos das estradas rurais atingidos pela chuva, na noite de terça-feira e na madrugada seguinte, teve continuidade nesta quinta-feira em pelo menos cinco regiões da zona rural: Falcão, Santana, Morro Grande, São Joaquim e Glicério. Quinze operários foram mobilizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural para atender as emergências nestas estradas. Eles atuam com o apoio de quatro máquinas retroescavadeiras, uma máquina patrol e três caminhões. Apesar dos transtornos causados pelo temporal, não existe nenhum trecho interditado.